O Vaticano iniciou oficialmente, nesta sexta-feira (02.05), os preparativos para o conclave que elegerá o novo papa. Bombeiros instalaram pela manhã a tradicional chaminé na Capela Sistina, símbolo do processo de escolha do novo pontífice da Igreja Católica.
A estrutura será responsável por informar ao mundo o resultado de cada rodada de votação dos cardeais. A fumaça preta indica que nenhum nome atingiu o número necessário de votos; a branca, que o novo papa foi eleito. A fumaça é produzida pela queima das cédulas utilizadas na votação secreta.
O conclave está previsto para começar na próxima quarta-feira, 7 de maio, e reunirá 135 cardeais. Para que a eleição seja válida, o candidato precisa receber o apoio de pelo menos dois terços dos votantes.
Desde a última segunda-feira (28), a Capela Sistina está fechada à visitação para dar lugar às preparações internas. O processo de escolha ocorre após a morte do papa Francisco, no último dia 21.
Nas últimas reuniões preparatórias, os cardeais discutiram os rumos da Igreja e a continuidade das reformas promovidas por Francisco durante seu pontificado.
Leia também - Atriz mirim é internada em estado grave após sete paradas cardíacas