27 de Abril de 2025
27 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
27 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

VGNE Sexta-feira, 31 de Maio de 2024, 13:37 - A | A

Sexta-feira, 31 de Maio de 2024, 13h:37 - A | A

VEJA VÍDEO

Cerca de 19 baleias são encontradas encalhadas no litoral do Rio Grande do Norte

O incidente foi confirmado por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca

Redação/VGN

Pelo menos 19 baleias-piloto encalharam na praia de Pititinga, no município de Rio do Fogo, Litoral Norte do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (31.05). O incidente foi confirmado por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, ligado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

A instituição foi alertada por volta das 6h30, quando a comunidade local avistou os mamíferos marinhos presos na área rasa da praia. Uma equipe de cinco biólogos e médicos-veterinários foi despachada para o local, visando realizar uma avaliação inicial da situação.

“É um encalhe com nível de complexidade alto, pela quantidade de animais e por estarem desorientados. A equipe deve fazer uma avaliação inicial e na sequência enviaremos equipes de suporte”, afirmou Flávio Lima. O objetivo primário das equipes de resgate é tentar devolver os animais ao mar. Caso as baleias retornem à praia, será necessário o atendimento médico-veterinário para estabilizá-las antes de devolvê-las à natureza.

As baleias-piloto de nadadeiras longas, espécie conhecida por ser na verdade grandes golfinhos, raramente são vistas tão perto da costa potiguar. “Na verdade, são golfinhos de grande porte que são conhecidos popularmente como baleias”, explicou Lima.

O projeto Cetáceos da Costa Branca busca o apoio da comunidade local de Pititinga para auxiliar no processo de devolução das baleias ao mar. A colaboração com a equipe de fauna do Ibama também foi estabelecida, ampliando os esforços de resgate e estabilização dos animais.

A causa do encalhe ainda é objeto de investigação, mas Flávio Lima destacou que pode estar relacionada à desorientação de um ou mais líderes do grupo, possivelmente devido a doenças. Embora comuns em águas profundas, essas baleias-piloto raramente se aproximam tanto das praias no Rio Grande do Norte, tornando o evento inusitado e preocupante.

Leia também - Servidora pública morre a caminho do trabalho após ser atropelada por motorista embriagado

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760