O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (06.05) que o governo brasileiro irá intensificar os acordos de cooperação com Angola para fortalecer a produção de alimentos no país africano. A declaração foi feita durante visita técnica à Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), a única usina de processamento de cana-de-açúcar em operação no território angolano.
“Em Angola é possível se produzir com altíssima tecnologia e também alcançar resultados exitosos. Por determinação do presidente Lula, vamos reforçar as parcerias entre Brasil e Angola, dando seguimento aos acordos de cooperação e transferência tecnológica”, declarou Fávaro.
A Biocom, localizada no município de Cacuso, província de Malanje, tem produção voltada ao mercado interno de açúcar cristal branco e conta com técnicos e especialistas brasileiros atuando diretamente na operação. O empreendimento é um dos símbolos do potencial agrícola angolano, que tem buscado o apoio de parceiros internacionais para desenvolver sua capacidade produtiva.
Além da usina, a comitiva brasileira — formada por cerca de 30 empresários do setor agropecuário — também visitou a Fazenda Pipe, uma propriedade de 8.810 hectares dedicada à produção de milho, soja e feijão. Com solo fértil, clima tropical e altitude de 1.100 metros, a região de Malanje apresenta condições semelhantes às de diversas áreas produtivas do Brasil, o que facilita a adaptação de tecnologias e práticas já consolidadas no agronegócio brasileiro.
A missão brasileira segue em Angola até o dia 10 de maio com uma agenda voltada à troca de experiências, visitas técnicas e articulações estratégicas nas áreas de alimentos, fibras e energias renováveis. (Com Mapa)
Leia também - Mapa entrega máquinas a municípios em ação contra os efeitos da seca