22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 11:48 - A | A

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 11h:48 - A | A

veja vídeo

Vem frio de 14 graus para Mato Grosso! Já cuidou das instalações elétricas?

Prepara a blusinha, mas não esquece de olhar redes e equipamentos em casa porque eles são mais sensíveis as viradas bruscas do clima.

Assessoria

Tem frio intenso previsto para Mato Grosso neste fim de semana, principalmente para o extremo sul do estado, que deve ter mínima de 14ºC a partir de domingo. E se tem queda brusca prevista, é importante ficar atento aos equipamentos ligados a luz. Segundo o coordenador de saúde e segurança da Energisa, Heitor Galdino, a falta de manutenção ou cuidado com equipamentos e redes, aumenta a incidência de incêndios causados por falhas elétricas em dia de forte inversão climática.

“Pra dar um exemplo, é aquele fio fino demais para receber uma forte carga demandada pelo chuveiro trabalhando muito quente. Ou uma extensão que não é própria pra ser plugada a um secador de cabelo. Nestas condições, há chance maior de um superaquecimento, gerando fogo e até aumento na conta de luz”, explica Heitor.

De acordo com a consultora para o clima da Energisa, Ana Paula Paes, a virada no clima vem também acompanhada chuva de moderada a forte no sul e sudoeste do estado. O monitoramento é feito em tempo real pela Energisa e é usado para que o sistema de energia e equipes estejam prontos em caso de impacto climático.

“Uma intensa massa de ar frio deve passar pelo centro-sul do estado e deixar as temperaturas em declínio. E essas temperaturas mais amenas devem durar desde o fim de semana até meados da semana seguinte. Além disso, os ventos podem estar mais intensos para a próxima semana”, comentou a meteorologista.

Confira mais dica para prevenir problemas com redes de energia no frio:

- Percebeu algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho em equipamentos elétricos, desligue-os imediatamente. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas que estão superaquecendo.

- As indicações dos fabricantes precisam serem levadas a sério. Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.

- Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.

Na dúvida, busque um dos canais de atendimento da Energisa. São eles:

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)

Site: energisa.com.br

Call Center: 0800-6464 196

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760