Um beijo entre dois homens na Praça São Pedro, nessa quinta-feira (08.05), logo após o anúncio do novo papa, gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa internacional. O gesto espontâneo envolveu o brasileiro Bruno, médico, e o argentino Juan, cabeleireiro.
O casal, que estava em viagem pela Europa, celebrou o momento com um abraço e um beijo, logo após a tradicional fumaça branca do conclave.
Bruno e Juan vivem juntos no Brasil e afirmaram que não pretendiam provocar ou chamar atenção. "Foi apenas uma demonstração de afeto, estávamos felizes", disseram em entrevista a veículos italianos.
As imagens do beijo foram captadas por transmissões ao vivo, incluindo a da própria mídia do Vaticano, e rapidamente viralizaram. A cena também foi destaque em veículos como a BBC e gerou debate sobre a visibilidade LGBTQIA+ em espaços religiosos.
Em entrevista ao grupo GEDI, os dois declararam: “Se em 2025 um beijo entre duas pessoas ainda vira notícia, é sinal de que ele continua sendo necessário.” Embora não quisessem se tornar símbolo, admitem que, se o gesto ajudar alguém a se sentir menos só, “então está certo”.
“Não queríamos ser símbolo de nada, mas, se isso fizer alguém se sentir menos sozinho, então está certo”, declarou Juan. (Com inofrmações da CBN)
Leia também - Padre rouba a cena no Vaticano e vira sensação nas redes: “É bonito e é brasileiro”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).