25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 08 de Junho de 2014, 22:00 - A | A

Domingo, 08 de Junho de 2014, 22h:00 - A | A

TRE/MT analisa nesta segunda (09) recurso de Carlos Abicalil que pede retomada da ação contra Pedro Taques

Em março deste ano, o TRE encontrou a ata original de registro de suplentes. O documento estava anexado à “ação declaratória de nulidade”, interposta pelo suplente de Taques, Paulo Fiúza, que reivindica a primeira suplência.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) deve analisar nesta segunda-feira (09.06), um recurso proposto pelo o ex-deputado Carlos Abicalil (PT) que pede a retomada da ação contra o senador Pedro Taques (PDT) por suposta fraude no registro da ata de sua candidatura em 2010.

A ação foi extinta no mês passado pelo TRE, após o desembargador e relator do caso, José Luiz Blaszak, considerar que o processo proposto pelo petista só caberia em casos de fraude durante o processo de votação, fato este que não se enquadrava na denúncia contra Taques.

Abicalil apresentou denúncia garantindo que ocorreram irregularidades relacionadas à ata de composição da chapa do senador pedetista nas eleições de 2010. O atual deputado estadual Zeca Viana (PDT), que na época do fato estava como 1° suplente de Taques, desistiu da suplência, ficando apenas o 2° suplente Paulo Fiúza (que estava no PV e hoje é filiado no Solidariedade).

De acordo com o petista, uma nova ata de registro de candidatura foi feita e nela José Medeiros (PPS) apareceu como 1° suplente e Fiúza ainda como 2º suplente. O correto era Fiúza ficar na 1° suplência e Medeiros na 2º suplência.

Na época dos fatos, Taques chegou a reconhecer a falha, mas negou a existência de má-fé. Outro fato agravante, segundo Abicalil, é que a segunda ata foi entregue apenas cópia à Justiça Eleitoral e não o conteúdo original.

Em março deste ano, o TRE encontrou a ata original de registro de suplentes. O documento estava anexado à “ação declaratória de nulidade”, interposta pelo suplente de Taques, Paulo Fiúza, que reivindica a primeira suplência.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760