Por entender que as bicicletas fazem parte de um movimento de modernização do modal de transporte de curtas distâncias, servindo como alimentador das redes de transporte, o candidato ao governo de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), assumiu o compromisso de incentivar todas as formas de mobilidade, inclusive, as ciclovias.
Para ele, a política de mobilidade deve estar articulada com as várias escalas de acessibilidade, dando ênfase aos deslocamentos cotidianos do cidadão e à infraestrutura e seus respectivos modais. “Precisamos ter prioridades. Melhorar o transporte público é essencial e isso nós vamos fazer. Mas também precisamos pensar nas calçadas, no acesso para idosos e pessoas com deficiência e nos sistemas cicloviários”, afirmou.
Segundo explica o candidato, a política de mobilidade baseada em ciclovias contribui não só para a redução da emissão de gases poluentes por meio dos veículos, mas também com o estilo de vida saudável, que amplia a longevidade e tem reflexo positivo na área de saúde.
O modelo que segmentou os municípios em centro e periferia beneficia apenas o primeiro, que acaba contemplado com o melhor atendimento na prestação de serviços públicos. Essa lógica, conforme argumenta o pedetista, dificulta e encarece o sistema de mobilidade a ser instalado.
“Nosso plano de governo, assumimos o compromisso de apoiar os municípios no planejamento da mobilidade urbana, com ênfase nos sistemas coletivos de transporte e não motorizados. É função do Estado dar subsídio para que as cidades melhorem a qualidade de vida de seus moradores”, justifica Pedro Taques.
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