Desde o início desta legislatura, em janeiro de 2013, com aumento de número de parlamentares, que passou dos 13 para 21, a Câmara de Vereadores de Várzea Grande não oferece estrutura para comportar todos os edis. O Legislativo é composto por 14 gabinetes – incluindo o do presidente, ou seja, sete vereadores estão sem lugar para atender, tendo que revezar a sala com outros parlamentares - ou atender a população nos corredores.
Mesmo sem espaço físico, foi aprovada pelos parlamentares a resolução 06/2014, que cria o espaço denominado “Sala da Mulher Várzea-Grandense”, a ser instalado na Câmara Municipal.
A iniciativa irá onerar o cofre municipal, pois, conforme cita a resolução, para atender a “Sala da Mulher Várzea-Grandense” foram criados cargo de direção e de assessores, os quais serão de livre indicação do Presidente da Mesa Diretora.
De acordo com a resolução, o objetivo da criação do espaço é promover a integração entre as senhoras de parlamentares, de ex-parlamentares, vereadoras e o público interno e externo.
Ainda, conforme a resolução são atribuições da “Sala da Mulher Várzea-Grandense”: discutir políticas voltadas à mulher nos contextos econômico, social e ambiental; defender a implantação de políticas públicas que melhorem quantitativa e qualitativamente a vida da população; resgatar valores e defender o espaço da mulher na sociedade; realizar palestras, encontros, fóruns e seminários sobre os direitos e deveres da mulher, com abordagem voltada à conscientização das conseqüências da gravidez precoce, da violência, do abuso sexual, bem como sua inclusão no mercado de trabalho; apoiar e promover eventos de caráter beneficente, com recursos destinados à pratica da responsabilidade social, em parceria com entidades públicas, privadas, filantrópicas, assistenciais e organizações não governamentais; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).