08 de Maio de 2025
08 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
08 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 22:24 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 22h:24 - A | A

"O Congresso deve dar o exemplo"

Nilson Leitão critica inchaço no Congresso e relembra proposta de corte de parlamentares

Ex-parlamentar lembra PEC de 2018 que propunha diminuir número de cadeiras na Câmara e nos Legislativos estaduais

Edina Araújo/VGN

O ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) se manifestou, nesta quarta-feira (07.05), publicamente contra a proposta atualmente em discussão no Congresso Nacional que prevê o aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados de 513 para 531. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele classificou a medida como “inoportuna” e defendeu que a verdadeira representatividade política não depende da quantidade, mas sim da qualidade dos parlamentares.

“Eu sou da política, gosto da política, mas acredito na redução da máquina pública como caminho para organizar o nosso país”, afirmou Leitão, que exerceu mandato na Câmara até 2019.

Durante sua atuação parlamentar, Leitão apresentou, em outubro de 2018, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propunha justamente a redução do número de deputados federais, de 513 para 385 parlamentares. A proposta recebeu 200 assinaturas, superando em quase 30 o número mínimo necessário para iniciar sua tramitação, e previa também a diminuição proporcional do número de deputados estaduais em todo o país.

Segundo o ex-deputado, a medida visava enxugar os gastos com a estrutura do Legislativo e contribuir para o equilíbrio das contas públicas: “O Congresso deveria dar o exemplo, começando por si mesmo. A redução da máquina pública no Executivo, no Legislativo e no Judiciário é essencial para alcançarmos justiça social e o verdadeiro desenvolvimento do Brasil.” 

Mais cadeiras não significam mais representatividade, diz Nilson Leitão sobre PEC em debate no Congresso

Mesmo que a proposta atual beneficie o estado de Mato Grosso — sua base eleitoral — com a criação de uma nova vaga, Leitão rechaçou a iniciativa: “Sou contra, inclusive em relação ao meu próprio Estado. A representatividade não está no número de cadeiras, mas no compromisso e dedicação de quem ocupa cada uma delas.”

Ele ainda comparou o sistema brasileiro ao modelo dos Estados Unidos: “Lá são mais de 100 milhões de habitantes a mais que o Brasil e apenas 435 deputados federais. Aqui temos 513, e ainda falam em aumentar para 531. É um contrassenso.”

Ao final do vídeo, o ex-parlamentar fez um apelo: “Que essa PEC do aumento seja revista. O Brasil precisa de responsabilidade com o dinheiro público, e não de mais gastos com estruturas que não garantem melhorias para a população.”

Leia tambémJayme Campos repudia aumento de deputados e alerta: ‘Brasil não suporta mais despesas’

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760