Enquanto as escolas da rede estadual de ensino estão com suas estruturas depredadas, com o teto quase caindo na cabeça dos alunos e professores, o governo do Estado, na gestão de Silval Barbosa (PMDB), resolve “investir” quase R$ 8 milhões em serviços de Buffet.
De acordo com resultado do pregão 030/2013, realizado pela Secretaria Estadual de Administração (SAD), e divulgado na Imprensa Oficial (Iomat), duas empresas irão fornecer café da manhã, almoço, jantar, coffe breack, coquetel e lanchinhos para atender a demanda da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
O valor global dos contratos é de R$ 7.778.905,12. Deste total, R$ 3.171.276,00 serão gastos em almoço, R$ 2.992.069,00 em jantar, R$ 636 mil em coffe break, R$ 360 mil em coquetel, R$ 282 mil em kit alimentação, R$ 239.760,00 em café da manhã e R$ 97.800,00 em lanche simples – pão e hambúrguer.
O contrato foi firmado por um ano, as empresas vencedoras do certame foram: Ana Paula Faria Alves ME e Laice Pereira da Silva ME. A primeira (Ana Paula Faria) ficou com o maior lote - no valor de quase R$ 5 milhões. A empresa fornecerá almoço para 45 mil pessoas ao custo total de R$ 990 mil, jantar para 45 mil pessoas ao custo R$ 990 mil, 25 mil almoços no valor total de R$ 700 mil, 25 mil jantares por R$ 625 mil, 17.778 almoços – ao custo total de R$ 382.227,00, 10.378 jantares por R$ 216.796,42, 7.400 jantares por R$ 116.328,00. Ainda, R$ 150 mil em kit alimentação, R$ 440 mil em coffe break, R$ 119.760,00 em café da manhã, R$ 210 mil em coquetel e R$ 49.800,00 em lanches simples (pão e hambúrguer).
Já o segundo lote de quase R$ 3 milhões, ficou para a empresa Laice Pereira da Silva ME. Serão fornecidos 22 mil almoços no total de R$ 495 mil, 22 mil jantares a R$ 462 mil, 15 mil almoços (R$ 420 mil), jantar para 15 mil pessoas (R$ 412.500,00), 8.978 almoços ao custo de R$ 184.049,00, 3.400 jantares ao custo de R$ 68.204,00, e jantar para 5.578 pessoas (R$ 101.240,70). Além disso, servirá kit alimentação para 12 mil pessoas ao custo total de R$ 132 mil, coffe break para 12 mil pessoas (R$ 96 mil), coffe break para 10 mil pessoas R$ 100 mil, café da manha para 12 mil pessoas R$ 120 mil, coquetel para 10 mil pessoas R$ 150 mil e 8 mil lanches simples ao custo total de R$ 48 mil.
Conforme consta na ata de registro de preço, o pagamento somente será pago o que for consumido no evento e comprovado mediante lista de presença, sendo que no primeiro dia será pago lista cheia – ou seja, sem a comprovação, já a partir do segundo dia, somente será pago os participantes provados pela lista assinada.
Outro lado – Em entrevista ao VG Notícias, a assessora da Seduc, identificada como Roseli, não soube precisar quantos eventos as empresas irão atender, segundo ela, os serviços de buffet serão usados em cursos, treinamentos e formação de professores e diretores. Segundo ela, além da alimentação as empresas irão fornecer, em alguns casos, o local, talheres, mesas e demais utensílios para eventos. Ela informou que o pregão foi feito pela Sad.
Já o secretário de Administração, Francisco Faiad, afirmou a reportagem do VG Notícias que o pregão é para atender exclusivamente a Seduc, e que apenas o pregão foi conduzido pela Secretaria Estadual de Administração (SAD). Faiad disse ainda, que apesar de não ter naquele momento mais informações, que trata de recurso federal encaminhado para a Seduc e os serviços de Buffet serão servidos em cursos e treinamentos realizados pela Seduc, em Cuiabá e Várzea Grande.
Confira nota encaminhada pela Seduc:
Nota Pública
A licitação realizada na modalidade pregão/registro de preço para aquisição de serviços de alimentação segue normas legais para o procedimento. O referido pregão 030/2013 atenderá a programação de eventos de formação e ou capacitação, encontros e palestras realizadas pela Seduc no período de 12 meses.
O processo licitatório feito a partir de validação e realização conjunta com a Secretaria de Estado de Administração (SAD) teve quatro empresas participantes. Dessas, duas foram contempladas por apresentarem o menor preço. A prestação de serviço contemplará atendimento para refeições (café da manhã, almoço, jantares) a serem promovidos no período determinado em Edital. É importante destacar que não são repassados recursos para as empresas. Se não ocorrerem os eventos, não serão utilizados os valores previstos. O montante licitado se trata de uma previsão de atendimento.
Os valores que justificam o investimento foram tirados com base no número de eventos a serem realizados em 12 meses e total de participantes estimados. O custo de cada refeição segue padrões determinados por convênios federais para aquisição dos serviços (comida, locação de espaço, e utensílios). O pregão realizado terá diferentes valores de alimentação e cardápio, dependendo do tipo de serviço realizado (publicado em pregão no Diário Oficial). Os recursos serão provenientes de convênios federais e estaduais, dependendo da ação programada.
Assessoria de Imprensa
Seduc-MT
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