13 de Julho de 2024
13 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 11:29 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 11h:29 - A | A

NEGOCIAÇÃO SIGILOSA

Governo da Bahia desmarca reunião para fechar negócio sobre compra do VLT

Governados da Bahia e de Mato Grosso firmaram "acordo de confidencialidade" sobre negócio

Lucione Nazareth/VGN

O Governo da Bahia afirmou nesta quarta-feira (19.06) ao que foi cancelada a reunião com o Governo de Mato Grosso, prevista para hoje, em que seria tratado a conclusão do negócio envolvendo a aquisição dos 40 vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).  

O reagendamento da reunião foi realizado um dia depois da reportagem do revelar que os dois governos assinaram acordo de confidencialidade para esconder informações sobre a negociação dos vagões. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o acordo visa "não produzir provas" contra as partes. 

O Governo baiano, por meio da assessoria de imprensa da Casa Civil, disse que a reunião será remarcada, porém, evitou falar em datas. Sobre os valores do negócio, limitou-se a dizer que “está em fase final de negociação”.  

Na última sexta (14.06), em entrevista coletiva o governador Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou a compra dos vagões sob argumento de que os itens foram adquiridos após uma avaliação completa pela empresa responsável pelo sistema metroviário de Salvador, com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele disse ainda que a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e os profissionais do TCU aprovaram a compra.  

“Os Tribunais de Contas também ofereceram análise, porque eles não aprovariam qualquer tipo de acordo de compra se o parecer técnico da área deles não tivesse condizente com o que nós estamos propondo. Então nós estamos prestes a fechar esse acordo e assinar o documento final”, disse o governador, contudo sem citar valores.  

Jerônimo revelou ainda que a previsão é de que a partir de 2025, quando devem estar prontos os primeiros trechos do VLT, cerca de 5 km, os vagões comprados comecem a rodar em Salvador.

Leia Também - Técnicos do TCU e do Governo da Bahia aprovam trens do VLT de MT: "Será possível chegar a um acordo"

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760