25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 08h:00 - A | A

Insegurança

Em “tom” de despedida, Taborelli discursa na Câmara de VG e “externa” preocupação com a decisão do TSE

Taborelli disse que a indefinição do TSE sobre o julgamento do recurso de um candidato que foi considerado pela própria Justiça Eleitoral “ficha suja”, é muito preocupante e que a “lentidão” pode trazer prejuízos irreparáveis.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Em clima de despedida, o vereador por Várzea Grande e deputado eleito, Pery Taborelli (PV) em seu “último” discurso no legislativo municipal disse está muito preocupado referente à análise do recurso ordinário interposto pelo candidato a deputado estadual, Valdir Mendes Barranco (PT) por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Barranco tenta junto ao Pleno do TSE parecer favorável ao seu registro de candidatura e com a decisão, caso favorável “validar” os 19.227 votos conquistados nas eleições deste ano. Com validação dos votos, o petista tira a vaga de Taborelli na Assembleia Legislativa para a próxima legislatura.

Em sua fala no plenário da Câmara, na sessão da última quarta-feira (17.12), Taborelli disse que a indefinição do TSE sobre o julgamento do recurso de um candidato que foi considerado pela própria Justiça Eleitoral “ficha suja”, é muito preocupante e que a “lentidão” pode trazer prejuízos irreparáveis.

“Eu me encontro em uma situação muito difícil. Fui eleito pelo povo para ser um deputado, um representante de Várzea Grande, mas posso perder a vaga caso o Tribunal Superior Eleitoral venha acolher o recurso de um candidato que foi considerado pela própria Justiça Eleitoral ficha suja. Isso é preocupante e pode trazer prejuízos irreparáveis”, lamentou o vereador.

Apesar disso, o parlamentar afirmou que está confiante na justiça e que acredita que o TSE não irá acatar o recurso pleiteado por Barranco.

Taborreli disse ainda, que irá renunciar o cargo de vereador no dia 31 de dezembro, no entanto, ele tem até dia 31 de janeiro para renunciar ao cargo, já que assume apenas em fevereiro a vaga no Legislativo mato-grossense.

Entenda - Ao ter as contas de gestão do exercício de 2007 reprovadas, quando prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco foi considerado ficha suja e teve os 19.227 votos conquistados nas eleições de outubro congelados. Ele tenta “descongelar” esses votos na instância superior para ser empossado como deputado, já que a soma irá alterar o quociente eleitoral, beneficiando desta forma sua legenda.

Barranco entrou com um recurso no TSE, que atualmente está como vista do ministro e presidente do Supremo, Dias Toffoli. Na sessão do último dia 11 deste mês, a ministra Maria Thereza de Assis Moura reafirmou seu voto contrário ao recurso do petista, por entender que as contas anuais de gestão de Barranco foram reprovadas por 2/3 dos vereadores do município, por conter irregularidades gravíssimas.

Conforme o voto da relatora, Barranco violou a Lei de Responsabilidade Fiscal ao apresentar um déficit orçamentário de mais de R$ 2,6 milhões. “O déficit orçamentário não pode ser tratado de forma alguma como mero erro formal como pretende a corte de Contas. O déficit orçamentário, neste valor, consiste na violação da Lei Responsabilidade Fiscal - motivo suficiente perante esta corte para caracterizar a irregularidade insanável” destacou o ministra.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760