25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2015, 11:39 - A | A

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2015, 11h:39 - A | A

DERROTA

Barranco tenta suspender diploma de Taborelli como deputado estadual; Presidente do TSE nega pedido

O petista requereu a antecipação dos efeitos da tutela recursal, determinando a recontagem provisória dos votos, com sua diplomação, e a expedição de diploma de 1º suplente ao coronel Taborelli, ficando o seu diploma de titular condicionado ao desprovime

por Rojane Marta/VG Notícias

O petista Valdir Barranco sofreu mais uma derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta vez, Valdir Barranco, tentou, sem sucesso, suspender a diplomação do deputado estadual Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli. No  recurso, Barranco pediu o deferimento do registro de sua candidatura como deputado estadual e o descongelamento dos 19.227 votos recebidos na última eleição e somá-los no quociente eleitoral,

Seis dias após a diplomação dos eleitos, ocorrida em 19 de dezembro, Barranco ingressou no TSE com ação cautelar incidental, com pedido de medida liminar de antecipação de tutela recursal, objetivando assegurar a sua diplomação no cargo de deputado estadual, suspendendo, desta forma, até o julgamento definitivo dos autos principais, o diploma de titular expedido ao coronel Taborelli.

O petista requereu a antecipação dos efeitos da tutela recursal, determinando a recontagem provisória dos votos, com sua diplomação, e a expedição de diploma de 1º suplente ao coronel Taborelli, ficando o seu diploma de titular condicionado ao desprovimento do apelo principal. A defesa de Barranco pediu  ainda, a suspensão do processo n.º RO nº 504-06/MT, no qual o candidato fora considerado inelegível de acordo com a ficha limpa.

No entanto, o presidente do TSE, ministro Dias Toffóli, no penúltimo dia de 2014, negou o seguimento da ação cautelar, por entender, que houve “ausência de demonstração da plausibilidade recursal apta a ensejar o deferimento do pedido formulado”.

O ministro contestou ainda, a alegação de Barranco acerca de que suas contas de gestão, frente à Prefeitura de Nova Bandeirantes em 2007, foram aprovadas pela Câmara Municipal. Segundo o presidente do TSE, por mais que existe a aprovação do Legislativo, as contas constam reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, e ainda, pesa contra o petista, um déficit orçamentário da ordem de R$ 2.627.750,64, que consistiu violação à Lei de Responsabilidade Fiscal, motivo suficiente para caracterizar a irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa.

Apesar da argumentação da defesa de que a causa de inelegibilidade referente ao déficit orçamentário fora superada pelo Tribunal Superior Eleitoral no julgamento do processo n.º  RO nº 351-48/RJ, o ministro Dias Tóffoli complicou ainda mais a situação de Barranco.

Segundo Tóffoli, além das contas reprovadas no exercício de 2007 pela Câmara Municipal de Nova Bandeirantes, remanesce, a desaprovação das contas de gestão pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) – referente aos exercícios de 2008 e 2009.

Cumpre salientar, que as contas de 2008 e 2009 não alicerçaram a inelegibilidade de Barranco no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), pois o entendimento da Corte era divergente, e fora alterado no julgamento do RO nº 401-37/CE, da relatoria do ministro Henrique Neves, na sessão de 26 de agosto de 2014.

“Ainda que o entendimento manifestado no referido julgado possa afastar a inelegibilidade de Valdir Mendes Barranco decorrente da rejeição das contas pela Câmara de Vereadores (Decreto Legislativo nº 002/2009), remanesce, a meu ver, a desaprovação das contas de gestão pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (Exercício 2008 - Acórdão nº 2.586/2009 e Exercício 2009 - Acórdão nº 3.285/2010)” diz trecho da decisão.

Neste sentido, ainda que Barranco obtenha êxito em comprovar que o déficit orçamentário não é causa suficiente para manter a inelegibilidade, há grandes possibilidades de o processo retornar ao TRE/MT para que analise a rejeição das contas de 2008 e 2009.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760