13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012, 11:40 - A | A

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012, 11h:40 - A | A

DO ALÉM

Até mortos votaram nas eleições de Várzea Grande; Levantamento aponta registro de voto de mais de 100 eleitores que já faleceram

por Rojane Marta/VG Notícias

 

Mais de 100 eleitores falecidos saíram dos túmulos para comparecer aos colégios eleitorais da segunda maior cidade de Mato Grosso, Várzea Grande, para votar. Foi o que apontou levantamento realizado pela coligação Unidade Social Democrática - composta por dez partidos, entre eles o DEM, que teve como candidata à majoritária, a democrata Lucimar Campos - esposa do senador Jaime Campos.

De acordo com os advogados da coligação, Antonio Carlos Kersting Roque e Garcez Toledo Pizza, a eleição municipal de Várzea Grande registrou o voto de mais de 100 eleitores que já faleceram, ou seja, pessoas utilizaram título de eleitores falecidos para votar, o fato comprova que houve fraude no processo eleitoral. Deste total, eles já conseguiram juntar pelo menos 49 documentados  que comprovam que os títulos dos eleitores falecidos foram usados no último pleito.

"O que mais me admira nesta conduta omissa e criminosa da justiça eleitoral não é atuação dos seus servidores, mas, a dos agentes funerários que irresponsavelmente deixaram os mortos saírem de suas tumbas para votar. Deveriam todos ser demitidos" destacou o advogado Roque.

No início do mês, a coligação Unidade Social Democrática protocolou uma representação na 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, solicitando a anulação do pleito eleitoral e a suspensão da diplomação do prefeito eleito Walace Guimarães (PMDB), sob a alegação de que houve vários fatores que colocaram em risco a lisura na disputa em Várzea Grande.

Nesta quarta-feira (21.11), os advogados irão anexar uma emenda na representação, com documentos que comprovam que até “mortos” foram às urnas votar nestas eleições, tais como registro cartorial, bem como comprovação de votação. A entrega dos documentos está marcada para às 16h no cartório da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, localizado na rua Gonçalo Botelho de Campos, 2367 – Bairro Cristo Rei.

Os registros foram obtidos no Segundo Serviço Notarial e Registral do município. A coligação solicitou a relação de óbitos referente a janeiro de 2009 a setembro de 2012, mediante a relação fizeram uma acareação nas zonas eleitorais e constataram que 43 mortos votaram nas eleições em Várzea Grande. Boa parte dos registros é de pessoas idosas. Vale destacar que nestas eleições mais de nove mil idosos, acima de 70 anos, compareceram as urnas para votar, um número considerado alto, tendo em vista que o voto é facultativo para pessoas acima de 70 anos. . “É mais um indício de fraude, pois o cidadão com mais de 70 anos de idade está dispensado do voto” disse o defensor.

Representação - No início do mês, a coligação protocolou na 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, uma representação solicitando a anulação do pleito eleitoral no município.

Conforme consta na representação eleitoral, a coligação pede que a juíza determine, em medida liminar, a suspensão da diplomação dos candidatos declarados eleitos, até que se deslindem todas as “fraudes” apontadas na representação e que macularam o processo eleitoral.

Ainda, a coligação quer a imediata investigação dos fatos relatados para apurar responsabilidades dos seus autores, e que, ao final das investigações, comprovada a fraude, a juíza declare a anulação do pleito, e determine a realização de outro no prazo assinalado em lei.

“No dia 07 de outubro de 2012, no curso das eleições municipais de Várzea Grande, ocorreram fatos praticados por pessoas que buscavam vantagens mediante condutas criminosas que indubitavelmente viciaram o processo eleitoral, e que com certeza conduzirão à anulação do pleito” diz trecho da representação.

Segundo consta na representação, no decorrer do processo eleitoral, diversas pessoas usaram de documentos falsos (clonados) e de outros expedientes ilícitos, tais como: votar utilizando documentos pessoais falsos (clonados), votar utilizando titulo eleitorais falsos (clonados) inclusive em coloração diferente do padrão, votar em nome outrem e votar sem constar na lista de votação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760