Um homem, que ainda não foi identificado, será investigado pela Polícia Civil e responderá por omissão de socorro, após ser flagrado por câmeras de segurança passando pelo local no momento em que o idoso Manoel Feliciano da Silva, 63 anos, está de cabeça para baixo em um buraco e balançando as pernas.
O fato aconteceu na noite dessa segunda-feira (20.05), na avenida João Goulart, no bairro Liberdade, em Cuiabá. O corpo do idoso só foi retirado do buraco na manhã desta terça-feira (21). Leia matéria relacionada - Idoso é encontrado morto dentro de buraco em Cuiabá
O delegado Nilson Farias, da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, em entrevista ao , esclareceu que no primeiro momento o caso foi tratado como homicídio. Contudo, após ter acesso às imagens de câmera de segurança possível constatar que o idoso, aparenta estar meio tonto, podendo ter bebido alguma bebida alcoólica e senta no meio fio, momento em que se desequilibra e cai de ponta cabeça dentro do buraco.
Segundo o delegado, foi possível verificar que quando o idoso está dentro do buraco mexendo as pernas um homem de camisa laranja passa ao lado, entretanto, segue direto.
Farias destacou que mesmo se ele [cidadão passando pelo local] não quisesse se envolver na ação, ele teria o dever de acionar a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros (CBM) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o delegado, se esse cidadão tivesse acionado um desses socorros, possivelmente o idoso poderia ter sido resgatado com vida, visto que naquele momento Manoel balançava as pernas de agonia.
“A pessoa está ali balançando as pernas e simplesmente ele passa direto. Uma vida preciosa, trabalhava numa escola, todos gostavam dele, ele poderia ter sido salvo se esse cidadão que passou tivesse tido um pouquinho de empatia”, destacou Farias.
Nilson alertou a população que em caso de presenciar uma pessoa em situação de vulnerabilidade, todos têm o dever de agir, o dever de cuidado com o próximo, pois o Código Penal traz específico que omissão de socorro é crime.
O delegado ainda pediu à população caso identifique a pessoa que aparece no vídeo, que entre em contato com a Polícia Civil.
Leia mais - Imagens mostram momento que idoso cai dentro de buraco em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).