Após marcar a pole position e vencer a primeira etapa da F1 2023, Max Verstappen começou bem o fim de semana do GP da Arábia Saudita, segunda corrida do ano. O holandês bicampeão, que sofreu com problemas estomacais e chegou atrasado a Jidá, liderou a primeira sessão de treinos com tempo de 1m30s617.
Sergio Pérez fez a segunda melhor marca e cravou a dobradinha da RBR, enquanto Fernando Alonso figurou em terceiro - neste TL1, o top 3 foi exatamente igual ao pódio do GP do Bahrein. Lance Stroll ficou com a quarta colocação, colocando a Aston Martin no posto de segunda melhor equipe da sessão.
A Mercedes aparece logo na sequência, com George Russell em quinto, à frente de Lewis Hamilton, que liderou brevemente no início do treino. Carlos Sainz foi a Ferrari mais bem colocada, em sétimo; Charles Leclerc ficou fora do top 10, em 11º.
Na outra ponta da tabela, Lando Norris amargou a lanterna com sua McLaren, enquanto o companheiro Oscar Piastri ficou com o 14º lugar. Pierre Gasly colocou a Alpine em oitavo, enquanto Esteban Ocon - que sofreu três punições no Bahrein - ficou em 12º.
O segundo treino livre para o GP da Arábia Saudita acontece nesta sexta, às 14h. O ge acompanha todo o fim de semana em tempo real. Veja outros horários e onde assistir à corrida aqui.
O treino
A regressiva de 60 minutos começou com uma mistura nas escolhas dos compostos: havia pneus duros, médios e macios no traçado. Após as voltas rápidas iniciais, Sergio Pérez (RBR) se estabeleceu como primeiro líder da sessão, com 1m32s969 (macios). As Ferrari mostraram bom desempenho com os compostos faixa branca, com Leclerc a 0s286 e Sainz a 0s446 do mexicano.
Fernando Alonso, que pode chegar ao 100º pódio na F1 em 2023, até ocupou o topo da tabela de tempos. Mas a liderança do espanhol não durou: o bicampeão logo foi superado pelo rival Lewis Hamilton, que anotou 1m32s665 de pneus duros. Pérez abriu novo giro com compostos faixa vermelha e recuperou a primeira colocação, com 1m31s486.
Charles Leclerc ouviu desculpas da Ferrari pela falta de aviso sobre a proximidade com George Russell, da Mercedes. O monegasco acabou preso no tráfego, mas esse não é o maior dos problemas no fim de semana: o piloto vai perder 10 posições no grid por usar seu terceiro controle eletrônico da temporada.
That was just a little too close! ????#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/s4xHswq5aM
— Formula 1 (@F1) March 17, 2023
A sessão se manteve agitada, com alternância entre Alonso e Pérez na liderança. Até que Max Verstappen apareceu de vez: último piloto dentre os 20 a registrar uma volta rápida, o bicampeão anotou a terceira melhor marca em seu primeira tentativa.
Algumas voltas depois, o holandês subiu para o topo com 1m30s494, melhorando ainda para 1m30s062 e 1m29s815. O líder da RBR chegou a Jidá apenas nesta sexta devido a um problema estomacal.
Perto da marca de 20 minutos restantes, todo o top 10 havia registrado o melhor tempo com pneus macios. Russell e Hamilton eram os primeiros após as duas RBR e Alonso, em quarto e quinto, respectivamente. A surpresa ficou pela Haas, que chegou a ter Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen à frente das Ferrari.
O tráfego na pista foi uma questão comum a muitos: Lance Stroll também se queixou, pelo rádio, do trânsito na pista. A 15 minutos do fim, o canadense ocupava a nona colocação, a a 0s863 do companheiro Alonso e 1s363 do líder Verstappen.
As we reach the halfway point of FP1, Red Bull Racing's @Max33Verstappen is in P1 ????
— Formula 1 (@F1) March 17, 2023
The Dutchman is looking mighty on the street circuit! #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/F0SfC6VApR
A dez minutos do fim, Lando Norris amargava a lanterna da sessão. Quando ainda estava em 17º, o britânico chegou a abrir volta, mas foi interrompido pela McLaren, que o chamou aos boxes. Oscar Piastri, por sua vez, subiu de 13º para 11º.
Falando em problemas, ambas as RBR se queixaram da parte dianteira do RB19, enquanto Lewis Hamilton destacou a falta de aderência com a Mercedes. No traçado, a curva 22 se provou uma das mais traiçoeiras: Verstappen, Pérez e Pierre Gasly escaparam no trecho.
Nos minutos finais da sessão, Pérez enfim desbancou Alonso e subiu para segundo, sacramentando a dobradinha da RBR. O mexicano girou em 1m30s100, a 0s438 de Max - impondo vantagem de 0s215 sobre Fernando Alonso. Lance Stroll subiu para quarto e cravou a Aston Martin como segunda melhor equipe no treino inicial na Arábia Saudita.
No apagar das luzes, Max Verstappen ainda conseguiu melhorar o próprio giro. O piloto de 25 anos, que vai em busca do tricampeonato em 2023, aumentou a vantagem holandesa na liderança do TL1 com 1m29s617.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).