O Fortaleza anunciou nesta quarta-feira (16.07) a contratação de Renato Paiva como novo treinador da equipe principal. Ele chega para substituir Juan Pablo Vojvoda, demitido após a sequência de resultados negativos que deixou o Leão do Pici na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Antes de fechar com Paiva, o “plano A” da diretoria tricolor era Ramón Díaz, ex-Vasco e Corinthians. No entanto, o argentino deve assumir o comando do Olímpia, do Paraguai, o que fez o clube acelerar as negociações com o técnico português.
Enquanto Paiva não estreia, quem comanda a equipe é Léo Porto, técnico do time sub-20, que assumiu de forma interina. O próximo compromisso do Fortaleza será no sábado (19), contra o Bahia, pela Série A.
Renato Paiva estava sem clube desde o fim de junho, quando deixou o Botafogo, menos de 48 horas após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O português havia sido contratado pelo Alvinegro no dia 27 de fevereiro, após a saída de Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2024, que aceitou uma proposta do Al-Rayyan, do Catar.
No comando do Botafogo, Paiva disputou 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, alcançando um aproveitamento de 56,5%. Um dos momentos marcantes de sua passagem foi a vitória por 1 a 0 sobre o PSG, na fase de grupos do Mundial de Clubes.
Esta será a terceira experiência de Renato Paiva no futebol brasileiro. Em 2023, ele comandou o Bahia. No currículo, o treinador também tem passagens por Toluca e Club León, do México; Independiente del Valle, do Equador; e Benfica, de Portugal.
Agora, o português assume o desafio de recuperar o Fortaleza no Brasileirão e ainda disputar as oitavas de final da Libertadores.
Leia também - Yamal assume camisa 10 do Barcelona e assina renovação até 2031
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).