26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 14 de Junho de 2016, 12:34 - A | A

Terça-feira, 14 de Junho de 2016, 12h:34 - A | A

Poder Judiciário

VG entra na era digital com implantação do PJe; Vice-prefeito prestigia evento

Várzea Grande segunda maior Comarca do Estado em processos e em arrecadação

Edina Araújo/VG Notícias

Várzea Grande, segunda maior Comarca de Mato Grosso em número de processos e em arrecadação, entrou nessa segunda-feira (13.06) na era digital.  A partir de agora, 11 varas da unidade judiciária passam a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como ambiente de tramitação processual. Com a implantação do novo sistema, é o fim do uso do papel e a possibilidade de acessar a Justiça de qualquer lugar do mundo.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, é preciso ousadia para evoluir. “O PJe é um desafio que se apresenta para que nós possamos abandonar os paradigmas antigos e seguir em frente na modernização do Poder Judiciário. O novo sempre nos deixa confuso, mas é preciso ter paciência para nos adaptar, para que no final, consigamos atingir os resultados positivos que esperamos. Acredito fortemente que as vantagens do PJe justificam a substituição do papel e valem o desafio da implantação”, justifica.

O juiz diretor da Comarca de Várzea Grande, Luís Otávio Pereira Marques, destaca que até o dia 11 de julho serão aceitos processos tanto na versão física, quanto na eletrônica.  “O PJe é uma plataforma eletrônica que está revolucionando a forma de conduzir os processos judiciais, tornando o processo mais célere, transparente e econômico. O sistema já funciona desde 2014 nas três Varas Especializadas da Fazenda Pública, mas somente para mandados de segurança. Podemos dizer que agora oficialmente Várzea Grande adentrou na era digital com a implantação nas 11 varas. E a partir das 12h do dia 11 de julho, todos os processos distribuídos serão exclusivamente por meio da plataforma eletrônica”, esclarece o magistrado.

O Tribunal de Justiça está preparando multiplicadores para ter em cada comarca onde funciona o PJe para ajudar os servidores do Poder Judiciário, bem como multiplicadores dos principais usuários externos, como a OAB, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

A rede interna dos fóruns também será melhorada, para a qualidade do link de internet da operadora, a fim de implantar tecnologias que melhorem a experiência do usuário no uso da internet e na segurança.

Conforme o presidente do TJ, já investido até o momento R$ 30 milhões e até o final da gestão deve chegar aos R$ 50 milhões,

Dados – Em Mato Grosso, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) está em funcionamento em uma Turma Recursal, três Câmaras cíveis do Tribunal de Justiça, 13 Juizados Cíveis e 38 Varas Cíveis. Em se tratando de volume de processos, já foram inseridos aproximadamente 71 mil processos no sistema. Já quanto ao cronograma de implantação, em 2014 apenas 1% das comarcas utilizavam o PJe. Em 2015, este número subiu para 5%. Em 2016, a meta é implantar o sistema em 51% das unidades judiciais e, em 2018, ter 100% das comarcas utilizando o sistema.

Participaram do evento em Várzea Grande, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, o vice-prefeito de Várzea Grande, Arilson Arruda (convidado), os juízes auxiliares da Presidência do TJ, Aristeu Vilella, João Thiago Guerra, o diretor do Fórum de VG, juiz Luís Otávio Pereira Marques e os servidores da Comarca. (Com TJ/MT)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760