Depois de mais de um mês de reclamações sem retorno efetivo, moradores da Rua Presidente Eurico Gaspar Dutra, no Centro Sul de Várzea Grande, decidiram agir por conta própria e taparam com cimento uma cratera formada por um vazamento de água não solucionado pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG). O buraco, que surgiu no início de julho, cresceu até se tornar um risco para pedestres e motoristas.
A denúncia foi encaminhada ao pela moradora Júlia, que afirmou ter feito a primeira reclamação oficial por meio do Fala.BR em (18.07). “Encaminhei fotos e eles responderam no mesmo dia, dizendo que iriam averiguar. Passaram-se dias e só no dia 28 me disseram que o vazamento havia sido resolvido, mas nada falaram sobre o buraco”, relatou.
Júlia ainda fez uma nova denúncia, no dia 29, após constatar que o vazamento persistia. O DAE respondeu que retornaria ao local, e, assim que o problema fosse sanado, acionaria a Secretaria de Viação e Obras para tapar o buraco com massa asfáltica. No entanto, isso não ocorreu. Na manhã desta sexta-feira (01.08), a moradora voltou ao local e registrou imagens mostrando que o buraco foi coberto com cimento, possivelmente por moradores da própria região.
Outro lado
A reportagem do procurou o DAE/VG, que informou, em nota, que a reclamação foi repassada à equipe técnica para verificação.
A Prefeitura de Várzea Grande também se manifestou e afirmou que a responsabilidade inicial pelo atendimento de vazamentos é do DAE. Após a conclusão do reparo, a Secretaria de Viação e Obras é comunicada internamente e, então, a via é incluída no cronograma de recuperação, seguindo critérios técnicos de prioridade.
Leia as notas na íntegra:
Nota do DAE/VG
O DAE/VG informa que a reclamação de vazamento recebida foi devidamente encaminhada para acompanhamento e verificação por parte da equipe técnica, que atua para garantir a solução dos problemas no menor prazo possível.
Reforçamos à população que qualquer demanda precisa ser registrada pelos canais oficiais de atendimento, o que garante maior controle, rastreabilidade e agilidade na resolução dos problemas.
Canais disponíveis:
• WhatsApp exclusivo para reclamações de vazamento: (65) 99304-1078
• 0800 707 4442 (ligação gratuita e WhatsApp)
• Atendimento Presencial: Unidade Comercial do DAE, em frente ao Terminal André Maggi
• Contamos com a colaboração dos moradores para que o atendimento ocorra de forma mais eficiente e organizada.
Nota da Prefeitura de Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande esclarece que toda e qualquer ocorrência relacionada a vazamento de água deve, inicialmente, ser direcionada ao Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), responsável pela identificação e execução do reparo.
Somente após a conclusão do serviço por parte do DAE, a Secretaria de Viação e Obras recebe o comunicado interno e inclui a via no cronograma de recuperação asfáltica, obedecendo aos critérios técnicos de prioridade.
A integração entre os setores visa garantir maior eficiência na execução dos serviços, evitando retrabalho e assegurando a durabilidade da pavimentação.
Leia também: Trevo do Lagarto será interditado neste sábado (02)
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).