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Cidades Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 15:07 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 15h:07 - A | A

por vazamento de água

Moradores tapam cratera com cimento em Várzea Grande

Moradores tentaram contato com DAE diversas vezes, sem solução

Isadora Sousa/VGN

Depois de mais de um mês de reclamações sem retorno efetivo, moradores da Rua Presidente Eurico Gaspar Dutra, no Centro Sul de Várzea Grande, decidiram agir por conta própria e taparam com cimento uma cratera formada por um vazamento de água não solucionado pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG). O buraco, que surgiu no início de julho, cresceu até se tornar um risco para pedestres e motoristas.

A denúncia foi encaminhada ao pela moradora Júlia, que afirmou ter feito a primeira reclamação oficial por meio do Fala.BR em (18.07). “Encaminhei fotos e eles responderam no mesmo dia, dizendo que iriam averiguar. Passaram-se dias e só no dia 28 me disseram que o vazamento havia sido resolvido, mas nada falaram sobre o buraco”, relatou.

Júlia ainda fez uma nova denúncia, no dia 29, após constatar que o vazamento persistia. O DAE respondeu que retornaria ao local, e, assim que o problema fosse sanado, acionaria a Secretaria de Viação e Obras para tapar o buraco com massa asfáltica. No entanto, isso não ocorreu. Na manhã desta sexta-feira (01.08), a moradora voltou ao local e registrou imagens mostrando que o buraco foi coberto com cimento, possivelmente por moradores da própria região.

Outro lado

A reportagem do procurou o DAE/VG, que informou, em nota, que a reclamação foi repassada à equipe técnica para verificação. 

A Prefeitura de Várzea Grande também se manifestou e afirmou que a responsabilidade inicial pelo atendimento de vazamentos é do DAE. Após a conclusão do reparo, a Secretaria de Viação e Obras é comunicada internamente e, então, a via é incluída no cronograma de recuperação, seguindo critérios técnicos de prioridade.

Leia as notas na íntegra:

Nota do DAE/VG

O DAE/VG informa que a reclamação de vazamento recebida foi devidamente encaminhada para acompanhamento e verificação por parte da equipe técnica, que atua para garantir a solução dos problemas no menor prazo possível.

Reforçamos à população que qualquer demanda precisa ser registrada pelos canais oficiais de atendimento, o que garante maior controle, rastreabilidade e agilidade na resolução dos problemas.

Canais disponíveis:

• WhatsApp exclusivo para reclamações de vazamento: (65) 99304-1078

• 0800 707 4442 (ligação gratuita e WhatsApp)

• Atendimento Presencial: Unidade Comercial do DAE, em frente ao Terminal André Maggi

• Contamos com a colaboração dos moradores para que o atendimento ocorra de forma mais eficiente e organizada.

Nota da Prefeitura de Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande esclarece que toda e qualquer ocorrência relacionada a vazamento de água deve, inicialmente, ser direcionada ao Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), responsável pela identificação e execução do reparo.

Somente após a conclusão do serviço por parte do DAE, a Secretaria de Viação e Obras recebe o comunicado interno e inclui a via no cronograma de recuperação asfáltica, obedecendo aos critérios técnicos de prioridade.

A integração entre os setores visa garantir maior eficiência na execução dos serviços, evitando retrabalho e assegurando a durabilidade da pavimentação.

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