Das 242 pessoas privativas de liberdade em Várzea Grande, 72 já foram vacinadas, conforme informou o município ao juiz substituo Wladys Roberto Freire do Amaral, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública.
O município foi acionado pela Defensoria Pública do Estado, por iniciar a terceira fase do programa de imunização dos cidadãos várzea-grandenses contra a Covid-19, antes dos presos, ou seja, contra as diretrizes definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
Em 12 de julho, o juiz concedeu medida liminar, e sob pena de multa diária de R$ 10 mil, o município vacinasse em até cinco dias toda a população carcerária.
Leia mais: Prioridade: Justiça manda Kalil imunizar presos de VG em até cinco dias
Contudo, conforme manifestado pelo município nos autos, do total de pessoas recolhidas no sistema prisional do município, falta vacinar 172 – sendo que 88 estão detidos do Centro de Ressocialização Industrial Policial Ahmenon Lemos Dantas e 84 no Centro de Ressocialização de Várzea Grande (Capão Grande).
O município também apresentou o plano de ação e cronograma destinado a imunização dos funcionários do sistema de privação de liberdade e da população privada de liberdade.
Ainda, segundo o informado pelo município, 132 servidores do Sistema Penitenciário foram vacinados contra a Covid-19, faltando 13.
Outro dado apresentado pelo município ao juiz é que até o momento, Várzea Grande recebeu 142.431 doses de vacinas contra a Covid-19.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).