A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informou nesta terça-feira (30.09) que, dos seis casos suspeitos de sarampo registrados recentemente, três já foram descartados após análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os outros três seguem em investigação, com laudo conclusivo do laboratório.
De acordo com a pasta, a Vigilância Epidemiológica orienta as equipes de saúde a realizar coleta de amostras e monitoramento contínuo dos pacientes, garantindo o acompanhamento adequado e a transparência das informações.
O alerta no município aumenta após a confirmação de dois casos de sarampo em Primavera do Leste, a 243 km de Cuiabá. Segundo dados do painel de doenças exantemáticas do Ministério da Saúde, Várzea Grande já contabilizou 16 notificações de suspeita em 2025, o maior número desde o início da série histórica em 2018. Até o momento, nenhum caso foi confirmado neste ano.
No comparativo histórico, foram dois casos suspeitos em 2018, oito em 2019, nenhum em 2020 e 2021, dois em 2022 (com uma confirmação), nenhum em 2023 e apenas um em 2024. Em 2025, apesar do aumento expressivo de notificações, não há confirmações. O painel aponta ainda que 52% dos registros envolvem pacientes do sexo masculino e 48% do feminino, com idade média de três anos.
Como forma de prevenção, a Secretaria de Saúde realizará uma campanha de vacinação nesta sexta-feira (03) e sábado (04) no VG Shopping, no segundo piso, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. A imunização será feita das 13h às 20h30.
Leia matéria relacionada - Várzea Grande tem seis novas suspeitas de sarampo; resultados saem hoje
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).