Um forte vendaval atingiu Várzea Grande no fim da tarde de quinta-feira (25.09), provocando destelhamento de casas, queda de árvores e postes e a interrupção de energia em várias regiões. Diante dos estragos, a Prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (30) o Decreto n.º 81/2025, que declara situação de emergência pública por 90 dias, prorrogáveis enquanto perdurarem os efeitos do desastre.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 100 famílias foram diretamente atingidas, principalmente na região Norte da cidade. Muitas tiveram de deixar suas casas e buscar abrigo em residências de parentes.
O relatório de ocorrência n.º 066/2025 aponta danos em residências, prédios públicos, comércios e vias urbanas. As ações emergenciais envolveram a Defesa Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar e outras Secretarias da Prefeitura.
O decreto permite abertura de créditos extraordinários, contratação emergencial de pessoal e requisição de bens e serviços. A Defesa Civil deverá elaborar relatórios detalhados dos prejuízos e solicitar o reconhecimento da situação de emergência ao Governo do Estado e ao Governo Federal, viabilizando acesso a recursos para resposta e recuperação.
Leia também - Prefeita de VG retira exigência de licitação e flexibiliza confecção de fardas da GM
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).