04 de Maio de 2025
04 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
04 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 21 de Março de 2013, 14:25 - A | A

Quinta-feira, 21 de Março de 2013, 14h:25 - A | A

Taborelli flagra dois caminhões da Prefeitura de VG jogando lixo e entulhos em área de preservação; Chico Curvo tenta impedir fiscalização

por Edina Araújo/VG Notícias

 

Dois caminhões e um trator com carroceria conhecido como “pega tudo” da Prefeitura de Várzea Grande - foram presos descarregando entulhos e lixos em área de preservação ambiental, no final da avenida 31 de Março, bairro Engordador, em Várzea Grande.

O flagrante do crime ambiental foi feito pelo vereador várzea-grandense, Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli, na manhã desta quinta-feira (21.03), após receber denúncia dos moradores da região que estão ilhados, sem poder sair de casa e levar os filhos para escola - por conta do acúmulo de água devido ao lixo despejado de forma irregular no local.

O parlamentar acionou de imediato a Polícia Ambiental que lavrou o flagrante e encaminhou para a Delegacia Especial de Meio Ambiente – DEMA, dois caminhões e um trator com carreta da prefeitura, que transportavam entulhos e lixos. Além dos equipamentos, foram encaminhados para a delegacia, 10 garis e os motoristas para prestar depoimentos.

De acordo com um dos motoristas do caminhão, senhor Rubens, a ordem de jogar o lixo na área, partiu de encarregados da Secretaria de Infraestrutura, hoje comandada pelo secretário Gonçalo Aparecido de Barros. “Ontem estiveram aqui o secretário Adjunto da Sinfra, Batico de Barros e mandou descarregar aqui mesmo”, relatou.

O sargento Norman da Polícia Ambiental informou que a prefeitura cometeu crime ambiental, de acordo com a Lei n° 9.605/98 que prevê multa e reclusão conforme o art. 54 – “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

Para o vereador do Partido Verde, Pery Taborelli, é inadmissível que a própria prefeitura que é fiscalizadora de atos contra o meio ambiente seja autora de atos que destruam o ecossistema.

“Esta área está inundada devido ao lixo acumulado. Existem dezenas de moradores em torno deste lago, que para chegar ou sair de casa têm que dar a volta até dois quilômetros, porque o entulho dificulta a vazão da água. Além disso, para se jogar qualquer material nesta área deve haver o estudo ecológico, ou seja, materiais já reciclados ou aterro orgânico que não degrada o ambiente”.

Advogado da Prefeitura - No momento do flagrante, o vereador Chico Curvo ligou no celular do coronel Taborelli pedindo para ele parar com a ação. A reportagem do VG Notícias estava perto e presenciou a ligação.

Curvo pedia para Taborelli ir conversar com o prefeito Walace Guimarães (PMDB), antes de tomar qualquer atitude. Porém, Taborelli foi enfático ao afirmar que não iria ligar e ainda, disse que o prefeito não estava preocupado com a cidade.

“Este prefeito é um ladrão dos cofres públicos. Ele vai acabar com Várzea Grande vereador. Fui chamado pela população e vou cumprir o meu papel. Todos têm que respeitar as leis. Isso é crime vereador, crime ambiental. Crime é crime, crime ambiental não pode nem eu, nem o senhor, e nem o prefeito, temos que respeitar. Eu não estou fazendo nada da minha cabeça, estou fazendo a defesa do meio ambiente e do cidadão vereador Chico Curvo” disse Taborelli ao vereador Chico Curvo por telefone.

Outro lado - O secretário de Infraestrutura de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, em entrevista ao VG Notícias confirmou que a prefeitura estava jogando lixo no local, no entanto, disse que não era lixo solido. Conforme ele, eram galhos e mato.

“Vocês têm que aprender a separar as coisas, o que é lixo solido e lixo orgânico. O lixo que estava sendo jogado ali era orgânico – galhos e mato -, ainda não temos uma estrutura para adequar esta questão do lixo. Mas, tem pessoas que querem se promover para ser deputado estadual em cima disso” disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760