13 de Janeiro de 2025
13 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 15:34 - A | A

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 15h:34 - A | A

falta de vagas

Servidores denunciam número insuficiente de vagas em sistema de atribuição da Seduc

Em VG, foram disponibilizadas nove vagas para servidores da limpeza, sendo que atualmente existem 101 profissionais para atuar nas escolas

Lucione Nazareth/VGN

Servidores concursados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) denunciaram nesta segunda-feira (09.12) ao o número insuficiente de vagas no sistema de atribuição voltado para destinar os funcionários que irão desempenhar suas atividades nas escolas estaduais no ano letivo de 2025.

Em nota, a Seduc informou que a Diretoria Regional de Educação (DRE) vai reorganizar o quadro para distribuí-lo nas escolas com maior necessidade, observando-se as prioridades. Veja a nota no final da reportagem.

A Denúncia 

A Seduc realiza entre hoje e amanhã (10) na Escola Estadual Militar Dom Pedro II (Escola Presidente Médici), localizada na avenida Mato Grosso, bairro Araés, em Cuiabá, a 2ª Etapa de Atribuição dos servidores efetivos para desempenhar funções nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Contudo, alguns profissionais foram surpreendidos com o número insuficiente de vagas, como, por exemplo, para a função de técnico administrativo educacional apoio à limpeza.

Conforme denúncia encaminhada ao , para a citada função, que atua na limpeza e higienização das unidades educacionais, foram disponibilizadas nove vagas para Várzea Grande, sendo que o município possui atualmente 39 escolas estaduais.

Outro ponto que chama atenção é que existem atualmente 101 servidores concursados na função de técnico administrativo educacional apoio à limpeza, e que neste ano de 2024 prestaram serviço em uma das unidades educacionais de Várzea Grande.

Ainda de acordo com a denúncia, a equipe da Seduc responsável pelo sistema de atribuição informou aos servidores que nos próximos dias novas vagas serão abertas, porém, eles deveriam preencher uma espécie de “cadastro de vagas” de forma manuscrita, ou seja, “a próprio punho no local”.

Sintep Critica ao Governo

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) explicou que o número insuficiente de vagas é relacionado ao “desmonte da carreira de apoio administrativo escolar/vigia, a mesma situação se aplica aos cargos de técnicos de apoio administrativo escolar/nutrição e AAE/infraestrutura, que enfrentam sobrecarga de trabalho.

Segundo o Sintep, em uma única escola estadual, com 17 turmas por período, estão sendo atribuídos apenas dois apoios administrativos por função, merenda e limpeza, em cada turno. A média de atendimentos estimada é de 255 estudantes para cada trabalhador.

A categoria aponta que as políticas do Governo do Estado têm gerado consequências graves, como a precarização das condições de trabalho, a sobrecarga dos profissionais e a desumanização das práticas pedagógicas.

“O governo trata a educação pública não como um investimento social essencial, mas como um custo a ser minimizado, ignorando o impacto devastador sobre o futuro dos estudantes e dos profissionais da educação”, disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, em nota.

Nota Seduc 

A situação citada se refere à primeira fase da 2ª Etapa da Atribuição de Remanescentes para servidores efetivos. Na próxima fase, a DRE vai reorganizar o quadro para distribuí-lo nas escolas com maior necessidade, observando-se as prioridades, Essa ação é necessária para melhor organização do quadro dos servidores efetivos. Importante destacar que as vagas serão distribuídas conforme o município do servidor, bem como a sua classificação. 

Leia Também - ALMT retoma discussão de projeto que cria jornadas com pisos diferentes para professores

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760