Servidores públicos de Várzea Grande protestam nesta quarta-feira (26.09), às 8 horas, em frente à Prefeitura Municipal contra ausência de previsão orçamentária para o ano de 2019, que prevê garantias sólidas de que o Município realizará o enquadramento funcional aos profissionais.
Segundo a categoria, o movimento visa à inclusão da pauta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019, que está prestes a ser votada na Câmara de Vereadores. Leia Mais: Orçamento municipal 2019 e PPA serão lidos nesta terça na Câmara de VG
De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Adeildo Lucena, os servidores correm o risco de ficar sem o enquadramento funcional (progressão de carreira) caso o tema não seja tratado com seriedade pelo Legislativo e Executivo.
“O trabalhador contribui uma vida inteira com a Previdência. Mas, na hora de se aposentar, o respaldo financeiro tem vindo é dos profissionais da ativa; não daqueles que passaram a vida inteira contribuindo. Isso é preocupante e, se preciso for, acionaremos o Ministério Público (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, assegurou.
Adeildo pontuou que se o texto original for votado e aprovado em plenário sem a previsão orçamentária, os servidores correm sérios riscos de ficarem sem garantias sólidas de que o Município realizará o enquadramento dos profissionais como lhe é devido. Sendo assim, o Sindimed-MT protocolou uma solicitação de exposição de informações na Prefeitura de Várzea Grande, em busca de mais detalhes sobre a saúde financeira da PREVIVAG.
Segundo o Sindicato, diante dos sinais de colapso na saúde financeira do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (PREVIVAG), os servidores públicos do Município decidiram promover um dia “D” de paralisação.
Além do Sindimed-MT, outros sindicatos que constituem o Fórum Sindical de Várzea Grande, como dos Servidores Municipais (Sinvag), dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/VG) e dos Profissionais de Enfermagem (Sinpen-MT) devem participar o protesto.
Outro Lado - Segundo informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, a LOA 2019 tem previsão orçamentária para enquadramento, a Saúde fez uma projeção de 24% a mais, que prevê enquadramentos, a educação fez uma projeção de R$ 5 milhões a mais que prevê enquadramentos, já a administração são R$ 2 milhões a mais, que prevê enquadramento.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).