26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 11 de Janeiro de 2015, 07:30 - A | A

Domingo, 11 de Janeiro de 2015, 07h:30 - A | A

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS

Sem recursos financeiros, instalação do campus da Unemat em Várzea Grande não sai do papel e fica apenas na promessa

Na última quarta-feira (07.01) a nova reitora, Ana Maria Di Renzo, em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, apresentou um levantamento mostrando a péssima condição financeira da instituição de ensino

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Passado mais de dois anos, instalação do campus da Universidade Estadual de Mato grosso (Unemat) em Várzea Grande não sai do papel e fica apenas nas promessas dos políticos.

De acordo com a assessoria da Unemat, nenhuma “conversa” foi iniciada por parte de algum político ou pelo atual prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), para a instalação de um campus da universidade no município.

“Nunca se iniciou uma conversa por parte de ninguém para a instalação do campus em Várzea Grande ou qualquer cidade da baixada cuiabana. Existe a proposta dessa instalação, mas nada de concreto foi conversado e muito menos discutido. A nova reitora Ana Maria Di Renzo já disse que está aberta a discussão e espera a visita de autoridades políticas para tratar sobre o assunto”, declarou a assessoria da unidade de ensino.

Apesar disso, a assessoria informou que atualmente a instituição não dispõe de recursos financeiros suficiente para “bancar” um campus em Várzea Grande. Conforme a universidade, hoje a Unemat conta com um orçamento de R$ 230 milhões para a manutenção de 13 campis.

“A universidade não tem recursos financeiros para bancar o campus na cidade. Para que isso seja concretizado é necessário que o município injete recursos próprios ou consiga parcerias para bancar a instalação e manutenção do campus em Várzea Grande”

Porém, o prefeito Walace já garantiu, em entrevistas recentes, que o município não tem recursos disponíveis para fazer “grandes” investimentos em setores da cidade, ou seja, não teria dinheiro para “bancar” a vinda da universidade estadual.

Sem o campus da Unemat, os alunos de Várzea Grande que terminaram o ensino médio e sonham em fazer um curso superior, terão que continuar a pagar pela realização do “sonho” nas universidades particulares da cidade e em Cuiabá, e também “brigar” com alunos de todo o país, por meio do Enem, por uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vale lembrar que desde 2012 políticos e outras autoridades do município prometem a vinda do campus da Universidade Estadual de Mato grosso para a cidade.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de Mato Grosso para o exercício de 2015 prevê, assim como ocorreu em 2014, recursos para a implantação do campus. Além disso, o governador Pedro Taques (PDT) prometeu durante a sua campanha a implantação do campus da Unemat em Várzea Grande e também em Cuiabá.

Ainda é importante destacar que o município já tem uma área para a implantação do campus – localizada na região do 'Chapéu do Sol'.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760