18 de Julho de 2025
18 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
18 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 09:14 - A | A

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 09h:14 - A | A

AL/MT

Projeto obriga agressores de animais pagar despesas com tratamento do animal espancado

Os praticantes dos crimes de maus-tratos ficam obrigados a arcar com as despesas de assistência veterinária e com os demais gastos decorrentes da agressão

Adriana Assunção/VGN

Ilustrativa

GATO

 Gato de estimação atingido por disparos de arma de fogo

 

 

A deputada Janaína Riva (MDB) apresentou na sessão ordinária dessa quarta-feira (25.08), um projeto de lei que obriga os praticantes do crime de maus-tratos a custear as despesas do tratamento do animal agredido.

Consta do projeto, que os praticantes dos crimes de maus-tratos ficam obrigados a arcar com as despesas de assistência veterinária e com os demais gastos decorrentes da agressão, a qual será igualmente de responsabilidade do agressor nos termos do Código Civil.

Leia mais: Homem que aparece em vídeo chutando cabeça de cavalo exausto é preso

Janaína, ao defender a proposta, apontou a dificuldade da rede de proteção aos animais promover vaquinhas para custear o tratamento de animais que sofrem maus tratos e que em diversas situações o agressor não é identificado.

Buscando solucionar estas situações, o texto prevê que o agressor ficará obrigado ainda a ressarcir a administração pública ou as Ongs de proteção animal de todos os custos, relativos aos serviços públicos ou privados de saúde veterinária prestados para o tratamento do animal.

Leia mais: Homem é denunciado por vizinhos após atirar em gato de estimação

Como no Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei (9.605-98) e em caso de condenação o agressor pode pegar de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal, a proposta deixa claro em seu parágrafo único do artigo 2º que “o ressarcimento de que trata este artigo não substitui as sanções previstas em legislação específica.”

A proposta segue para avaliação das Comissões específicas da Casa de Leis.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760