O programa do Governo do Estado, Caravana da Transformação, já realizou mais de 47 mil cirurgias oftalmológicas em Mato Grosso. O balanço foi apresentado pelo governador Pedro Taques (PSDB) em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (09.04) no Palácio Paiaguás.
Até o momento, Mato Grosso já contou com 12 edições da Caravana da Transformação, o que resultou na realização de mais de 69 mil consultas e 47.142 cirurgias oftalmológicas. Deste total, mais de 36 mil (76%) foram cirurgias de catarata, procedimento recordista de esperas na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Já realizamos quase cinquenta mil cirurgias. Essas eram pessoas que estavam lá, nas filas, e não eram vistas pelo poder público. A Caravana, com apoio dos municípios, foi buscar essas pessoas. Combinando ações emergenciais com ações estruturantes em saúde, estamos garantindo o atendimento que elas merecem”, afirmou o governador.
Vale destacar, que a 13ª edição da Caravana será em Cuiabá, na Arena Pantanal, e irá atender a população da baixada cuiabana. A expectativa da organização é que durante o evento sejam realizadas 20 mil consultas oftalmológicas e 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio, além de milhares de atendimentos de cidadania.
Serão beneficiados pacientes regulados na capital e nos municípios de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).