22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 09:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 09h:29 - A | A

comemoração em março

Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica é instituído em VG

O programa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos rins na saúde

Gislaine Morais/VGN

O Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica (DRC) foi oficialmente instituído no município de Várzea Grande. A Lei n.° 5.235/2024, foi sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), e publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMM), na manhã desta segunda-feira (20.05).

Conforme consta da publicação, o “Dia Mundial do Rim”, será comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, conforme estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O programa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos rins na saúde e reduzir a ocorrência de problemas renais, por meio de ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da Doença Renal Crônica.

Ainda conforme a Lei 5.235/2024, o programa será voltado prioritariamente para os de portadores de hipertensão arterial sistêmica, indivíduos com diabetes mellitus e pessoas com idade igual o superior a 40 anos.

As ações do programa serão desenvolvidas por meio de campanhas de conscientização e divulgação nas mídias locais, redes sociais, rádios e distribuição de panfletos informativos, além de parcerias com instituições de saúde locais, tais como hospitais, clínicas e postos de saúde, para a realização dos exames de
creatinina.

Serão desenvolvidos também promoção de palestras, workshops e atividades educativas sobre hábitos saudáveis para a prevenção da Doença Renal Crônica, abordando temas como alimentação balanceada, controle da pressão arterial, manejo do diabetes e estímulo à prática regular de atividade física.

Fica administração pública autorizada a buscar recursos financeiros e
técnicos necessários para a efetivação do programa, podendo realizar parcerias público-privadas, convênios ou buscar verbas específicas para execução.

Leia também - Prefeito sanciona lei de crédito adicional para cultura em Várzea Grande

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760