por Thaiza Assunção/VG Notícias
A Prefeitura de Várzea Grande renovou o contrato com a Locar Saneamento, empresa responsável pela coleta de lixo do município desde março de 2012. Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Infraestrutura, Gonçalo de Barros afirmou que o processo foi necessário porque Várzea Grande não possui licença ambiental para realizar um processo licitatório para o serviço.
O contrato feito com a empresa na gestão do então prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli (PSD) é emergencial e conforme a assessoria jurídica do VG Notícias um contrato emergencial não pode ser prorrogado.
Vale destacar, que o contrato com a Locar já havia sido renovado na gestão anterior. O primeiro contrato feito entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Locar foi publicado em 09 de maio de 2012, no valor de R$ 1.388.296,00 e por quatro meses.
Após esse período, a administração anterior prorrogou o contrato com a empresa, desta vez, por seis meses, no valor de R$ 2.492.034,00.
No entanto, esse contrato venceu em 08 de abril e mesmo tendo conhecimento, a atual administração não realizou um processo licitatório para o serviço, com a desculpa de que o Ministério Público poderia barrar o processo por conta que o município não possuir licença ambiental.
Além de não realizar o processo licitatório, a administração não publicou, até o momento, a renovação com o contrato com a Locar. O secretário, Gonçalo de Barros disse não saber por quanto tempo foi prorrogado o contrato e qual foi o valor acordado para a empresa continuar a realizar o serviço no município.
Gonçalo afirmou que todo processo está com o procurador do município, José do Patrocínio. No entanto, desde segunda-feira (06.05) a reportagem do VG Notícias tenta contato com o procurador e ele não atende as ligações da equipe, e também não foi encontrado no gabinete.
Nesta quinta-feira (09.05), a secretária do procurador, disse que ele só falará com a reportagem do VG Notícias após a equipe protocolar um documento na Procuradoria pedindo uma entrevista.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).