19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 21 de Março de 2022, 11:20 - A | A

Segunda-feira, 21 de Março de 2022, 11h:20 - A | A

FIAÇÃO SOLTA

Prefeitura e Energisa retiram fios elétricos sem serventia nos postes de Cuiabá

Os fios espalhados nos postes de Cuiabá, sem função alguma, deixa um aspecto feio e desorganizado

Adriana Assunção/VGN

Com milhares de fios elétricos sem nenhuma serventia, instalados em postes, a Prefeitura de Cuiabá começou nesta segunda-feira (21.03) uma força tarefa para organizar o cabeamento da rede de energia elétrica das ruas e avenidas da Capital.

Leia matéria relacionadaLei não é cumprida em VG e fiação de energia e cabos de telefonia ficam pendurados em postes

Segundo informações da Energisa, equipes iniciam da praça Oito de Abril - sentido avenida Isaac Póvoas e durante um mês e meio vai percorrer as principais vias da região, entre elas Getúlio Vargas, Treze de Junho e parte da Barão de Melgaço. Toda a rota foi definida com a Prefeitura Municipal.

O projeto faz parte de um movimento da concessionária chamado Sinergia, que busca a cooperação de empresas que usam os postes para passagem de fios. O objetivo é atender a população, limpar o estado dos emaranhados de fios, reduzindo a poluição visual e principalmente os riscos de acidente. As empresas foram notificadas há um mês pela Energisa, que deu o prazo para que todas fizessem as adequações e identificações necessárias. Agora é hora de remover o que ainda ficou para trás. 

O planejamento de fiscalização dos cabos está sendo realizado desde julho de 2021 em todo o Estado. Conforme a Energisa, já realizou reuniões com empresas de telecomunicação apresentando o plano de ocupação e regularização e ainda abordou a importância da segurança do trabalho.

Segundo a Concessionária de energia, as empresas fazem os contratos para compartilhar o uso dos postes, mas também precisam seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações. A concessionária cede o espaço, mas a instalação e manutenção desses cabos são de responsabilidade das empreses de telefonia e internet.

Leia também: Bolsonaro lança pré-candidatura à reeleição no domingo (27); senador convida mato-grossenses

Para a secretária-adjunta, Ana Paula Morelli, os fios espalhados nos postes de Cuiabá, sem função alguma, deixa um aspecto feio e desorganizado, bem como, ocasiona prejuízos para a população.

O serviço de regularização do cabeamento da rede de energia elétrica, que inicia pela avenida Isaac Póvoas, será realizado por toda cidade conforme cronograma da Prefeitura. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP).

ALERTA — Moradores que identificarem um fio solto ou muito baixo, podem buscar um dos canais de atendimento da Energisa são: 0800 6464 196 ou a GISA no WhatsApp (65) 99999-7974. A orientação é nunca tocar nesses fios, mesmo que sejam de telefonia. Esse trabalho precisa ser feito por profissionais capacitados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

Foto: Luiz Alves

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760