25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 17 de Agosto de 2013, 08:00 - A | A

Sábado, 17 de Agosto de 2013, 08h:00 - A | A

DENÚNCIA

Prefeitura de VG corta almoço dos garis e deve baixar salário dos servidores; Secretário confirma corte do almoço e nega redução salarial

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os garis de Várzea Grande têm enfrentado péssimas condições de trabalho para executar os serviços de limpeza na cidade, e agora pode ter o salário reduzido pela administração municipal, conforme denúncia encaminhada a reportagem do VG Notícias.

Segundo a denúncia, os garis terão o salário reduzido neste mês de agosto, devido ao fato que não estão mais recebendo almoço por parte da Prefeitura. Conforme a denúncia o dinheiro para a alimentação está incluso no salário.

“Eles disseram que o salário será reduzido porque o dinheiro do almoço que é incluso será cortado. Isso irá ocorrer porque não estamos mais ganhando almoço por parte da prefeitura” diz denúncia.

Ainda, de acordo com a denúncia, já tem mais de duas semanas que os garis não estão recebendo o almoço, sendo que muitos deles estão trabalhando até as 15 horas, sendo que entram por volta das 08 horas.

Atualmente o salário de um gari no município é de R$ 678,00, mas contando com horas extras, tempo de serviço e alimentação, eles podem ganhar até R$ 800,00.

Importante destacar que estes profissionais sofrem com a falta de protetor solar, além de a Prefeitura não fornecer água aos trabalhadores, que precisam trazer de suas residências em garrafas plásticas. Eles reclamam ainda, que muitos trabalhadores ainda não receberam a segunda parcela do 13° salário.

Outro Lado – Em entrevista ao VG Notícias, o secretário municipal de Infraestrutura, Gonçalo de Barros admitiu que os garis estão realmente sem receber o almoço, mas que como medida para não prejudicar os profissionais, a administração determinou que eles (os garis) trabalhem apenas meio período, podendo assim, almoçar em suas residências.

Segundo ele, o problema está acontecendo porque quem fornecia as refeições era o restaurante popular – a empresa que administra passa por problemas junto a Prefeitura -, e enquanto o impasse não resolver a Sinfra não tem condição de pagar o almoço dos garis. “Nós não disponibilizamos de recurso para pagar o almoço deles, mas assim que resolver o problema do restaurante com a Prefeitura voltaremos a oferecer o almoço para eles”, garantiu o secretário.

Gonçalo negou qualquer intenção por parte da administração municipal em diminuir o salário dos garis. “Isso não existe. Nós temos outro pensamento, o de aumentar o salário e também promover melhorias nas condições de trabalhos destes profissionais”, destacou.

O secretário ainda garantiu que todos os servidores já receberam todo o valor do 13° salário e que eles foram os primeiros a receber o benefício. “Eles receberam primeiro o 13° porque foi priorizado pela prefeitura, o pagamento para estes profissionais”, finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760