A praia na Distrito Bonsucesso em Várzea Grande foi classificada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), nessa sexta-feira (20.10) como inapropriada para banho.
De acordo com a pasta, foram colhidas amostras da água da praia na Distrito Bonsucesso, por meio da campanha de balneabilidade de 2023, e enviadas para o laboratório de Monitoramento da Água e do Ar da Sema. Após analisar as amostrar, os técnicos classificaram a localidade como imprópria para banho.
Segundo a Sema-MT a praia de Bonsucesso é classificada imprópria para recreação de contato primário desde 2003. “Bonsucesso apresentou valor elevado de Escherichia coli [bactéria bacilar Gram-negativa] em todos os dias coletados”, informou a pasta em nota.
Outra praia em Várzea Grande que teve a água analisada foi da Comunidade Passagem da Conceição, sendo classificada como “excelente”.
As praias consideradas próprias para banho em Cuiabá foram: Ponte de Ferro e Coxipó do Ouro (Rio Coxipó), Balneário Soberbo (Coxipó Açu), Balneário Rio Claro, Balneário Rio Mutuca. O Balneário Rio Claro foi classificado como excelente e o Balneário Rio Mutuca como satisfatório, já as outras foram consideradas muito boas.
Em Chapada dos Guimarães, as Cachoeiras da Martinha (Rio da Casca), Coxipozinho (Cachoeirinha) e Córrego da Piedade (Cachoeira dos Namorados) foram consideradas próprias para banho, com classificação satisfatória. Marinas do Lago do Manso foi considerada muito boa e Córrego da Salgadeira como excelente.
As outras praias consideradas próprias na Baixada Cuiabana foram Praia das Veredas em Santo Antônio do Leverger; Paira das Embaúbas, em Rosário Oeste, ambas consideradas satisfatórias. Amostras na praia de Santo Antônio do Leverger não pôde ser coletada devido a impossibilidade de acesso pelo fato de estar bloqueada para construção.
Praia de Comunidade São Gonçalo em Cuiabá
A praia de Comunidade São Gonçalo também foi classificada como imprópria pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Conforme a pasta, a localidade desde o início das campanhas de balneabilidade apresenta classificação imprópria para recreação de contato primário.
“Na Comunidade São Gonçalo, devido à constatação prévia de lançamento de esgotos no local não foi realizada coleta de amostras de água, pois esta situação já caracteriza a água como imprópria para recreação de contato primário”, diz nota da Sema-MT.
Leia Também - Auditoria do TCE aponta dano de mais de R$ 4 milhões na Previvag; MPE e Defaz irão apurar responsáveis
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).