Profissionais da Educação de Várzea Grande denunciaram ao VG Notícias, que o prefeito Walace Guimarães (PMDB) pretende contratar estagiários para exercer a função de professores da educação infantil e especial do município.
De acordo com a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Anadelma Borges, em 2015, Walace e o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, pretendem contratar estagiários para atuar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas unidades escolares que atendem crianças especiais.
“Este profissional é o responsável para auxiliar a criança a realizar os primeiros passos no ciclo escolar, Walace não pode simplesmente tira-lo e colocar em seu lugar um estagiário que ainda não tem qualificação para fazer o acompanhamento e nem o desenvolvimento dessa criança, sobretudo aquelas crianças especiais”, disse Anadelma.
De acordo com ela, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição, cita que caso a administração pública contrate um estagiário é preciso que tenha um profissional formado para orientá-lo durante a jornada de trabalho.
“O prefeito vai contratar somente estagiários não deixando profissionais formados, ou seja, ele vai implantar algo que a legislação educacional proíbe. Ele quer fazer a troca para poder pagar menos, porque os estagiários ganha menos que os técnicos educacionais infantis, mas no final que perde é a sociedade que não terá profissionais qualificados trabalhando em unidades educacionais do município” declarou a secretária-geral do Sintep/VG.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretário Jonas Sebastião confirmou que a mudança dos técnicos pelos estagiários faz parte dos planos do prefeito para 2015, mas garantiu que a “troca” promoverá melhorias na educação.
“Hoje os técnicos educacionais infantis e para as crianças especiais são formados por pessoas que somente terminaram o ensino médio, com a mudança vamos colocar estagiários de pedagogia que tem já tem mais do que conhecimento técnicos na área. Esses estagiários terão muito mais conhecimento, qualificação e técnicas para promover a aprendizagem dos alunos do que os técnicos de hoje”, limitou-se a dizer o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).