Os promotores e procuradores do Ministério Público Estadual (MPE) encerram nesta quarta-feira (10.12) a votação para escolher “simbolicamente” o novo Procurador-Geral de Justiça do órgão. A definição do nome é função do governador do Estado, neste caso, o eleito Pedro Taques (PDT).
De acordo com o MP, quatro nomes disputam a presidência para o biênio (2015/2016), sendo o postulante à reeleição, o procurador Paulo Prado (que quer comandar o MP pelo quarto mandato), os promotores Mauro Zaque, Vinícius Gahyva e o procurador Edmilson da Costa Pereira.
Conforme o Ministério Público, 29 procuradores e 183 promotores estão aptos a votar na eleição. Os promotores e procuradores do interior já estão votando nos seus candidatos desde 10 de novembro, por meio de cédulas que estão sendo enviadas por correio ou entregues pelo próprio eleitor na Comissão Eleitoral do MP.
O órgão informou que 166 votos já foram depositados, o que representa cerca de 80% dos votos. Os promotores e procuradores do interior pode enviar ou trazer seu voto até às 17 horas desta quarta (10). Já os promotores e procuradores de Cuiabá e Várzea Grande votam em seus candidatos apenas nesta quarta, na sede do órgão na Capital.
Após o fim da votação e apuração, o MP irá elaborar a lista tríplice com o nome dos três mais votados, o documento será encaminhado ao governador do Estado eleito, Pedro Taques para que ele indique o nome do novo Procurador-Geral.
Em entrevistas, durante as eleições deste ano, Taques afirmou que caso fosse eleito, ele indicaria o Procurador-Geral que obtivesse o maior número de votos durante a eleição no MP.
Importante destacar que atualmente o promotor mais antigo do Conselho Superior do Ministério Público, Luiz Scaloppe, está como Procurador-Geral da Justiça.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).