Ao contrário do que está sendo compartilhado por muitos nas redes sociais, a pesca do dourado e da piraíba segue proibida em Mato Grosso ao longo de todo este ano. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A lei estadual 9.794/2012 proíbe a pesca, a comercialização e o transporte das duas espécies no Estado de Mato Grosso. Assim, mesmo após o fim do período de defeso da Piracema, em 31 de janeiro, a pesca das duas espécies continua proibida em todo o território estadual.
O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso iniciou no dia 1º de outubro e segue até dia 31 de janeiro de 2020. A proibição à pesca, tanto amadora como profissional, abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.
Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).