26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014, 17:45 - A | A

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014, 17h:45 - A | A

BLOQUEIO

“Matrículas e mensalidades pagas à Univag serão retidas para pagamento de salário atrasados e 13º dos professores” diz decisão da Justiça do Trabalho

por Lucione Nazareth/ VG Notícias

A justiça do Trabalho mandou bloquear as contas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), para que assim a instituição possa pagar os débitos salariais com os professores.

A decisão ocorreu após a juíza Graziele Cabral Braga de Lima, da 1ª Vara do Trabalho de Várzea Grande, acatar parcialmente nesta quinta-feira (16.01), o pedido de liminar formulado Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae/MT) por meio da ação civil pública proposta na última terça-feira (14.01).

Conforme o Sintrae/MT a ação foi proposta para garantir os direitos trabalhistas dos professores e demais funcionários do centro universitário. Professores estão com os salários atrasados desde outubro de 2013, além do 13º que também não foi pago.

De acordo com a decisão, qualquer valor depositado na conta da instituição oriundo de pagamento de matrículas, mensalidades ou outros serviços, só poderão ser utilizados pela Univag, por meio de permissão da Justiça.

Segundo o sindicato, foi pedido na ação para que a justiça promovesse a abertura de uma conta judicial para receber todos os lançamentos financeiros feitos à universidade. Foi requerido ainda que o dinheiro liberado pelo governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para custear o Fies também ficasse retido nessa conta e que a movimentação só ocorresse com autorização judicial.

O Sintrae/MT solicitou ainda da justiça do Trabalho, que a universidade fosse obrigada a prestar contas mensalmente à Justiça sobre toda a movimentação financeira.

O presidente do sindicado, Jocelmo Borges, disse que o que motivou a ação contra a Univag foi o descumprimento por parte da administração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2009 com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no qual a universidade se comprometeu a pagar em dia os salários de seus trabalhadores, bem como a primeira parcela do 13º salário até 30 de novembro, e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro de cada ano.

Vale lembrar que os professores da universidade já aprovaram uma greve geral para ser deflagrada na próxima segunda-feira (20.01).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760