Mato Grosso é o segundo Estado do Centro Oeste com maior número de empresas inadimplentes no mês de outubro, conforme aponta o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian.
Segundos dados do Indicador, em outubro, 572.381 empresas da região Centro-Oeste do país encerraram o período no vermelho. Goiás lidera o ranking com o maior número de companhias com contas em atraso, totalizando 223.725, seguido por Mato Grosso, que registrou 138.506 empresas inadimplentes. O Distrito Federal aparece na terceira posição, com 127.338 empresas nessa situação, enquanto Mato Grosso do Sul apresenta o menor registro, com 81.812 empresas.
Em âmbito nacional, o indicador revela uma estabilidade persistente desde julho de 2023, com 6,6 milhões de CNPJs no vermelho em outubro. As dívidas acumularam R$ 125,8 bilhões, e o ticket médio de cada conta atrasada foi estimado em R$ 2.663,10.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca que a inadimplência das empresas se encontra em um estágio de estabilidade, possivelmente refletindo os efeitos da redução da taxa Selic e da diminuição da inflação. Esses fatores impactam diretamente nos recursos das empresas, proporcionando uma maior disponibilidade de capital no mercado. Com sinais de recuperação econômica, a expectativa é que os negócios possam recuperar parte de seu fôlego nos próximos meses, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência no país.
No segmento de atuação das empresas negativadas, a categoria "Serviços" lidera com 54,6% de participação, seguida por "Comércio" com 36,6%, "Indústria" com 7,6%, "Primário" com 0,8%, e "Outros" com 0,4%, abrangendo negócios relacionados ao setor "Financeiro" e ao "Terceiro Setor".
Quanto ao setor das dívidas, a maior parte pertence à categoria “Outros” (28,6%), que engloba contas relacionadas a Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,0%).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).