A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), publicou decreto na tarde desta sexta-feira (24.04), estabelecendo a retomada das aulas na rede municipal no próximo dia 05 de maio, seguindo desta forma o decreto do governador Mauro Mendes (DEM).
No documento, a gestora estabeleceu reaberturas comerciais, varejistas e atacadistas, incluindo shopping center, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 50%; lanchonetes, restaurantes e similares (cuja atividade econômica seja gênero alimentício), com atendimento em 30% de sua capacidade, desde que reforce medidas de prevenção, como fornecimento de álcool gel 70% para clientes, evitar aglomerações no interior do estabelecimento; disponibilização de máscaras, redução do número de mesas, quando houver, e manter as mesmas com distanciamento de 1,5 metro.
Os cinemas e academias, conforme o decreto, poderão retornar suas atividades no dia 04 de maio, com atendimento de 1/3 de sua capacidade, evitando, assim, a aglomeração de pessoas e outras recomendações.
“Todos os ramos de atividade econômica, seja qual for sua área de atuação, bem como as instituições bancárias, lotéricas e congêneres, deverão seguir as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização conforme legislação vigente”, diz trecho da publicação.
O documento cita que o transporte público funcionará em regime normal a partir de 04 de maio, mesma data que será liberada as atividades de cunho religioso (missas e cultos).
Nesse dia ainda será autorizada a utilização do parques municipais, observando o distanciamento mínimo de 1,5 metro de distância entre uma pessoa e outra, sendo permitido o acesso ao mesmo apenas com uso de máscara de proteção facial, a partir do dia 04 de maio de 2020, sendo a fiscalização devida pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização do Município.
Além disso, ela determinou a abertura das atividades realizadas nos Centros de Convivência e demais programas da Secretaria Municipal de Assistência Social para o dia 11 de maio, com controle de fluxo e plano de ação para evitar a aglomeração de pessoas.
Lucimar manteve suspenso a realização de evento, de qualquer natureza, público ou privado, que exijam ou não licença do poder público, incluindo atividades esportivas em grupo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).