O Hospital Metropolitano de Várzea Grande suspendeu todas as cirurgias ortopédicas e anunciou o cancelamento dos agendamentos de ortopedia/traumatologia para o mês de outubro deste ano. A decisão ocorre devido ao encerramento da vigência de contrato com a empresa Medtrauma – Medicina Especializada, prestadora de serviços médicos de ortopedia/traumatologia, e uma das empresas alvo da operação Espelho.
Segundo um memorando que o teve acesso, assinado em 26 de setembro pela diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira Rodrigues, e enviado à Diretoria do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, a diretora da unidade de saúde comunicou o cancelamento dos agendamentos de ortopedia/traumatologia devido à impossibilidade de renovação contratual. O hospital permanecerá sem a prestação de serviços médicos em ortopedia/traumatologia até a contratação de uma nova empresa, sem data ainda.
O juiz Bruno D' Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, determinou a suspensão do contrato da Medtrauma Serviços Médicos Especializados, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá. Ambos são alvos da Operação Espelho, que investiga um "cartel da saúde" envolvendo fraudes em licitações.
Conforme apurou o , o Hospital Metropolitano realiza cerca de 70 cirurgias semanais. Segundo o diretor-geral do Pronto-Socorro de Várzea Grande, Ney Provenzano, muitos pacientes aguardam na unidade de saúde do município por cirurgias ortopédicas, e foram surpreendidos com a suspensão dos serviços. “O paciente é que vai sofrer mais ainda com a espera, e não há previsão de quando os procedimentos serão retomados”, explicou.
Outro lado - A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para saber se há previsão do retorno das cirurgias, mas até o fechamento da matéria não houve resposta. Porém, o espaço está aberto para manifestação.
Leia a matéria relacionada: Juiz cita indícios de diversas irregularidades e manda Estado suspender contrato com empresa investigada por "cartel"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).