19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 09:07 - A | A

Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 09h:07 - A | A

Oportunidade

Governo de MT abre seletivo para contratar 180 brigadistas; veja edital

Para o cargo de brigadista temporário, o salário mensal ofertado é de R$ 2.100,00.

Rojane Marta/VGN

O Governo de Mato Grosso irá contratar, por meio de processo seletivo simplificado, 180 brigadistas temporários para atender o Corpo de Bombeiro Militar durante a temporada de incêndios florestais 2022. O requerimento de inscrição será no período de  28  a 30 de junho, veja edital completo no final da matéria.

Consta do edital de abertura 001/BM-1/CBMMT/2022, que a seleção para o cargo de brigadista se dará através de análise curricular de caráter eliminatório e classificatório; e realização de testes específicos como Teste de Aptidão Física - TAF e Teste de Habilidades na Utilização de Ferramentas Agrícolas - THUFA, ambos de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade do CBMMT.

As vagas são para 29 municípios, sendo: Chapada dos Guimarães (06); Nobres (06); Poconé (06); Barão de Melgaço (06); Cuiabá (12); Santo Antônio do Leverger (06); Nossa Senhora do Livramento (06); Paranatinga (06); Gaúcha do Norte (06); Alto Paraguai (06); Feliz Natal (06); Nova Maringá (06); Nova Ubiratã (06); Barra do Garças (06); Cocalinho (08); Ribeirão Cascalheira (06); Água Boa (06); Água Boa (06); Confresa (06); Novo santo Antônio(06); Bom Jesus do Araguaia (04); Porto Espiridião (06); Vila Bela da Santíssima Trindade (06); Mirassol D’oeste (06); Colniza (06); Juara (06); Cotriguaçu (06); Brasnorte (06) e Nova Bandeirantes (06).

Para o cargo de brigadista temporário, o salário mensal ofertado é de R$ 2.100,00. A remuneração incorpora todas as verbas remuneratórias, inclusive gratificações, adicionais, abonos, prêmios, verbas de representação, periculosidade e demais vantagens pecuniárias, vedado o acréscimo de qualquer gratificação.
A jornada de trabalho do cargo de Brigadista Temporário será de 44 horas semanais. Sendo que será em regime de plantão de 12 horas de trabalho, seguido de 36 horas de descanso.

“Os Brigadistas Temporários sujeitos, exclusivamente, ao cumprimento da jornada de trabalho em regime de plantão, não observarão sábados, domingos, feriados ou pontos facultativos, devendo atuar normalmente, não lhe cabendo direito a folgas compensatórias” cita edital.

Contudo, quando por necessidade relacionada ao serviço, força maior, serviços inadiáveis ou relevante interesse público e mediante autorização prévia da chefia imediata, o Brigadista Temporário poderá exceder sua jornada de 12 horas, devendo as horas extraordinárias serem compensadas na proporção de uma hora de folga para cada hora de trabalho extraordinário. A compensação deverá ocorrer até o término do contrato do Brigadista Temporário.

“O cumprimento da jornada de trabalho será em horários, turnos e escalas definidos pelo CBMMT”.

São requisitos para o cargo de Brigadista Temporário: ser alfabetizado; possuir Noções das Habilidades para utilização de Ferramentas Agrícolas; ter no mínimo 18 anos de idade e no máximo 60 anos na data do encerramento das inscrições do presente processo seletivo.

As atribuições do Brigadista Temporário são, dentre outras, as seguintes: executar atividades relacionadas a prevenção e combate a incêndios florestais, tais como monitoramento, prevenção, preparação e combate, dentre outras; utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual - EPIs e cumprir todas as normas de segurança; cumprir a jornada de trabalho e as normas estabelecidas pelo CBMMT, bem como atender às convocações emergenciais; respeitar a hierarquia de comando do CBMMT, principalmente na execução das atividades relacionadas e designadas pelo bombeiro militar responsável pela equipe, conforme regras e normas do CBMMT; conduzir, quando necessário, a viatura destinada aos trabalhos da brigada, desde que possua habilitação válida e autorização do CBMMT, zelando pela sua conservação e manutenção; realizar a limpeza e manter a conservação das instalações físicas e veículos destinados à brigada; realizar a manutenção dos equipamentos, ferramentas e acessórias, mantendo em perfeitas condições de uso e de armazenamento; realizar ações de conscientização, orientação e educação ambiental relacionada às queimadas e incêndios florestais, para o público em geral; executar tarefas de abertura, construção e manutenção de aceiros, estradas, caminhos e outras atividades que facilitem as ações de deslocamento da brigada, a contenção e extinção de incêndios florestais; apoiar e executar ações de uso do fogo sob a coordenação do CBMMT; realizar atividades de vigilância e monitoramento, comunicando de imediato a detecção de incêndios florestais; combater os incêndios florestais cumprindo as técnicas e procedimentos de segurança; apoiar atividades socioambientais e científicas; atender as solicitações de apoio logístico relacionado com o serviço de prevenção e combate a incêndios florestais; apoiar outras atividades do CBMMT relacionadas a Temporada de Incêndios Florestais; e atender às convocações para atividades fora da sua área de lotação, quando necessário.

Clique AQUI e confira edital completo.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760