Um filhote de onça-parda, com aproximadamente 70 dias de vida, resgatado por um morador de Juara (656 km de Cuiabá), na área urbana da cidade, foi trazido ao centro de triagem da Sema no Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em Várzea Grande
Segundo a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Danny Moraes, o morador encontrou a onça no mês de março e de imediato entrou em contato com a secretaria para saber os procedimentos a serem tomados. O animal chegou a Sema no dia 6 de maio. “A onça estava à beira da morte, sem condição de ser transportada até Cuiabá. Caso fosse, na época, poderia chegar morta”, esclareceu Danny.
E para evitar essa fatalidade, Leandro Riguete, dono de um escritório de compra de gado de Juara, resolveu custear o tratamento veterinário do filhote até que ela estivesse habilitada para o traslado.
“Encontrei a onça muito assustada e brava. Precisei passar a noite com ela no veterinário. Na hora pensei que ela fosse morrer, mas sobreviveu graças à Deus”.
A suspeita é de que a mãe do filhote tenha sido morta por caçadores.
Após dois meses, a onça estava pronta para seguir viagem. Leandro então levou o filhote até a unidade regional da Sema do município de Sinop e Danny trouxe a onça para continuar com o tratamento no hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para tratar de uma anemia. Ele deve ser encaminhado na próxima semana para o Instituto Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).