17 de Setembro de 2024
17 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 11:21 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 11h:21 - A | A

fraude

Ex-estagiários do Detran acusados de fraudar sistema da autarquia serão ouvidos em março de 2018

Lucione Nazareth/ VG Notícias

detran

 

O juiz Luís Aparecido Bortolucci Júnior, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, redesigno para dia 18 de março de 2018 a audiência de Instrução e Julgamento da ação civil que tem como réus quatro pessoas acusadas de fraudar o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), os irmãos Marcelo Campos Akerley, Taritt Campos Akerley, Guilherme Akerley Filho (pai de Marcelo e Taritt), e Dario Pereira Domingos são acusados de fraudar sistema do Detran utilizando-se de computadores da Secretaria Estadual de Administração.

Três dos acusados chegaram a serem presos em flagrante na própria Secretaria, quando promoviam a baixa fraudulenta de multas de três veículos.

No decorrer das investigações, foi constatado que Taritt Campos Akerley e seu irmão Marcelo Campos Akerley, ambos estagiários do Detran, inseriam informações falsas no Sistema de Cadastro de Multas. O acesso ao sistema era facilitado por Guilherme Akerley Filho, funcionário público estadual da SAD e pai dos dois estagiários.

Dario Pereira Domingos foi denunciado por incumbência de arregimentar pessoas interessadas em obter o cancelamento ou suspensão das multas.

No decorrer das investigações, constatou-se que os acusados utilizavam-se do sistema de envio de mensagens pelo telefone, nas quais eram indicadas as placas de veículos cujas multas deveriam ser apagadas.

Entre abril a julho de 2003, foram promovidas 2.513 inserções de dados falsos no Sistema de Cadastro de Multas, registrando ocorrências inexistentes que supostamente promoviam a suspensão ou o cancelamento de multas de trânsito. Os prejuízos foram em torno de R$ 552 mil.

A justiça tinha destinado a realização de audiência de Instrução e Julgamento da ação civil para esta terça-feira (28.11), mas a mesma foi adiada para o dia 18 de março de 2018 em atendimento ao pedido da defesa de Dário Pereira Domingos. A alteração da data da audiência foi publicada na edição desta terça do Diário da Justiça Eletrônica (DJE).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760