O lançamento das obras de duplicação da rodovia Helder Cândia (MT-010), popularmente conhecida como ‘Estrada da Guia’, irão marcar os 70 anos da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Comemorado no dia 26 de novembro, o aniversário da pasta governamental é marcado por homenagens e honrarias aos servidores da casa.
Fundada no dia 30 de novembro de 1946 como Comissão de Estradas de Rodagem (CER-MT), conforme Decreto Lei 799/1946, na gestão do então governador José Marcelo Moreira, a primeira sede do órgão governamental era situada em um prédio na Rua 13 de Junho, no centro de Cuiabá. A criação da autarquia representou os primeiros passos rumo à melhoria das estradas de Mato Grosso.
Em 1966 a nomenclatura passou a ser Departamento de Estradas e Rodagens (Dermat). Criada durante o mandato do ex-governador Pedro Pedrossian, a entidade foi pioneira de grandes obras de construção e pavimentação de rodovias no Estado, inclusive durante a divisão do Estado em 1977.
O Dermat atuou durante 26 anos, dando espaço em 1992 ao Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP), que trabalhava de forma conjunta com o Departamento de Obras Públicas (DOP-MT). Os órgãos continuavam com o legado da infraestrutura de Mato Grosso, mas com diferentes frentes de trabalho.
Após um crescimento acelerado do Estado, marcado pela migração de novos investidores no interior do Estado, os avanços também refletiram nas obras rodoviárias. Deste modo, o órgão passou a ter administração direta com o governo do Estado, deixando de ser apenas uma autarquia.
Assim, em 1º de setembro de 2001 foi criada a Secretaria de Estado de Transportes (SEET-MT), que absorveu as funções de administrar as rodovias estaduais e os Serviços Públicos do extinto DVOP.
Logo em 2004, o órgão estadual passou a ter a nomenclatura Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) pela primeira vez. Mas que, em seguida, em 2010, foi desmembrada para Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu-MT), área rodoviária e Secretaria das Cidades (Secid-MT), demandas de habitação e saneamento.
Na atual gestão, a nomenclatura Sinfra passou a tomar espaço novamente, no entanto, com algumas mudanças.
Pensando no órgão que pudesse atender e agregar diversas frentes de trabalho além do rodoviário, como o hidroviário e o ferroviário, a palavra ‘logística’ foi incorporada, dando mais importância a pasta. Além disso, para dar mais direcionamento às demandas no setor urbano dos municípios, como saneamento básico, pavimentação e mobilidade urbana, defesa civil e também as obras da Copa do Mundo, a secretaria foi fundida dando origem a outra pasta governamental. Assim, foi criada a Secretaria das Cidades (Secid-MT), com intuito de atender e prestar serviços à população dentro deste ramo.
Com isso, a Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), que foi criada em janeiro de 2015, continua ativa até os dias atuais transformando a infraestrutura e a logística do Estado com projetos modernos que atendam a necessidade do cidadão.
Duplicação da MT-010
Uma das obras mais importantes e esperadas pela população, a duplicação da MT-010 terão as obras iniciadas nesta terça-feira (29.11) após a cerimônia de lançamento com a presença do governador Pedro Taques. O evento está marcado a partir das 8h30, ao lado da Escola de Formação da Polícia Militar.
Com o início da obra na Estrada da Guia, pela primeira vez na história, o Governo do Estado executará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), as duplicações de três rodovias estaduais simultaneamente.
Além da MT-010, estão sendo duplicadas em ritmo acelerado as rodovias Emanuel Pinheiro (MT-251), entre o Atacadão e a Fundação Bradesco, e a Palmiro Paes de Barros (MT-040), que dá acesso a Santo Antônio de Leverger. As MTs 251 e 040 serão finalizadas em 2017, e a MT-010 em 2018.
As obras fazem parte do programa Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá, o maior conjunto de obras da história desta região, que prevê investimento superior a R$ 1 bilhão. As ações vão impactar diretamente a vida de 900 mil habitantes de 13 municípios, ou seja, quase um terço da população mato-grossense. Porém, o benefício será para todo o Estado.
Em Mato Grosso, as obras não param. Em um ano e dez meses de gestão, o Governo do Estado já concluiu 1,3 mil quilômetros de asfalto em rodovias estaduais, entre obras de construção e reconstrução do antigo pavimento, que estavam degradados.
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