Trezentos e quinze estudantes serão alfabetizados em 12, dos 97 camarotes da Arena Pantanal, em Cuiabá, inaugurada nesta quinta-feira (04.05).
De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o projeto é audacioso, com inteligência e sofisticação. E fez com que o estado ganhasse uma escola com um custo de 20 mil reais.
“É um grande dia, a inauguração oficial do primeiro estádio-escola do Brasil que já está transformando a vida de 315 estudantes do 7° ao 1° ano. Toda a estrutura da Arena está mantida, toda funcionalidade, todo multiuso está mantido. Ela é um estádio caro, mas a escola custou muito pouco e conseguimos transformar a vida desse jovem que terá uma escola voltada ao esporte, com mais de dez modalidades esportivas”.
O próximo passo, conforme Marrafon, é que em 2018 ao menos cinco arenas da educação, ou seja, pequenos centros desportivos sejam inaugurados no interior de Mato Grosso.
“Para 2018 também teremos o segundo ano do ensino médio, em 2019 o terceiro ano instalado na Arena Pantanal. Vamos ampliar não só o número de alunos passando a atender ao menos 500 alunos e também nas modalidades, como a construção da pista de skate e de atletismo ao redor”.
Em relação a conclusão e uso da Arena Pantanal para os eventos esportivos, Marco afirmou que o Estado tentará uma última rodada de negociações, antes de avançar com as questões judiciais.
“A gente tem muita preocupação com o estádio. Tivemos uma conversa com o governador esta semana e vamos tentar uma última rodada de negociações, se não, nós vamos avançar nas questões judiciais para poder liberar a obra de uma vez, receber como ela está e estabelecer um plano de utilização da arena.
São 97 camarotes, estamos utilizando 10 de uma maneira fácil de reverter, se tiver um grande evento, você reverte de um dia para o outro e depois reconstrói. Então não há nenhum prejuízo para a arena, nós ganhamos um espaço”.
O governo do Estado, Pedro Taques, disse que a Arena da Educação, que transforma um estádio de futebol em escola, é uma iniciativa inédita no mundo, e que o objetivo de fomentar o projeto por meio de construção de pequenas arenas nos municípios do interior para fortalecimento do esporte e do turismo.
“Essa iniciativa é inédita no mundo. Nós estamos dando uma utilidade para a Arena Pantanal, que é a Arena Educação. Existe previsão de pequenas arenas como está no interior para fortalecimento do esporte e do turismo”, declarou Taques.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).