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Cidades Sexta-feira, 30 de Maio de 2025, 11:19 - A | A

Sexta-feira, 30 de Maio de 2025, 11h:19 - A | A

audiência pública

Diretor da Ager diz que qualidade da energia em MT é principal reclamação da população

As regiões mais afetadas, conforme as reclamações recebidas, são o norte do Estado

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O diretor de Energia da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), Norio Ohara, afirmou na manhã desta sexta-feira (30.05), em entrevista à imprensa, que a principal reclamação relacionada aos serviços de distribuição de energia no Estado é a baixa qualidade no fornecimento prestado pela concessionária Energisa.

Acontece nesta manhã a audiência pública que discutirá a renovação ou não da concessão da Energisa na distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. A Ager é o órgão responsável pela fiscalização do setor elétrico em Mato Grosso, por meio de um convênio firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde 2002.

Segundo Norio Ohara, as regiões mais afetadas, conforme as reclamações recebidas, são o norte do Estado — especialmente a área de Sorriso — e também a cidade de Rondonópolis, localizadas a 397 km e 212 km de Cuiabá, respectivamente.

Questionado sobre a frequência e duração das interrupções no fornecimento de energia, Ohara explicou que a situação varia conforme a localidade, destacando que o estado possui três biomas distintos — Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica —, o que impõe desafios logísticos à prestação do serviço.

Sobre o papel da Ager na possível renovação da concessão da Energisa, o diretor foi enfático: “A decisão sobre a concessão cabe exclusivamente ao Ministério de Minas e Energia (MME). O que fazemos é fiscalizar e subsidiar a Aneel com dados técnicos, que então repassa essas informações ao Ministério para embasar decisões futuras”, afirmou.

Indagado sobre o uso desses dados para questionar a atuação da concessionária, especialmente em regiões com longos períodos sem energia elétrica, Ohara garantiu que as informações são públicas e estão disponíveis no site da Aneel. Entre os principais indicadores estão o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção).

“Vamos apresentar, nesta audiência, as ações de fiscalização que temos realizado em relação à Energisa. E estamos à disposição para fornecer outros dados técnicos sempre que necessário”, concluiu o diretor.

Leia também - Nova agência quer tarifa menor e fiscalização mais dura no transporte de Cuiabá

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