10 de Maio de 2025
10 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
10 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016, 13:53 - A | A

Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016, 13h:53 - A | A

NA AL/MT

Deputados aprovam mudanças no MT Fomento

Redação VG Notícias

Duas mensagens encaminhadas pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foram aprovadas em sessão ordinária nesta terça-feira (25). A primeira mensagem, o Projeto de Lei (PL) 11/2016, altera a Lei Complementar 140/2003 e permite mudar a razão social e algumas atribuições da agência MT Fomento para Desenvolve MT. A outra mensagem aprovada em 2ª votação, PL 277/2016, autoriza a abertura de crédito especial para a conclusão das obras de construção da sede da Empresa Mato-Grossense de Amparo à Pesquisa e Extensão Rural (Empaer).

Ambos os projetos já passaram por discussão entre os deputados em primeira votação e tiveram parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O PL 11/2016 foi encaminhado pelo governo estadual para criar em novas possibilidades para atração de investimentos. De acordo com a proposta encaminhada, a alteração vai unificar o atendimento das políticas para o desenvolvimento econômico do estado. A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S.A. – Desenvolve MT será vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) destacou a importância da reformulação da agência para viabilizar o acesso ao crédito, principalmente pelos micro, pequenos e médios empresários de Mato Grosso. “Estamos passando por uma crise grande e este projeto de lei dá condições para que a agência possa buscar mais recursos e utilizá-lo como crédito para os empresários e assim fomentar o desenvolvimento do estado”. Avalone também solicitou a divulgação das linhas e capacitação dos empresários para a contratação das linhas.

A aprovação da abertura de crédito especial por meio do PL 277/2016 vai garantir R$ 7,49 milhões para a Empaer. Parte deste recurso será aplicada na conclusão das obras da sede e parte para promover a organização dos sistemas produtivos agrícolas.

O deputado José Domingos Fraga (PSD) falou sobre a importância dos trabalhos prestados pela Empaer para o desenvolvimento da agricultura no estado, hoje considerado o celeiro do país. “Foi um importante instrumento para a pesquisa e de difusão de tecnologia para o sistema produção”. Ele ainda falou que a falta de investimentos dos governos passados fez que os funcionários perdessem a motivação e que projetos foram paralisados, incluindo da construção da sede.

Durante a sessão realizada nesta terça-feira (25), foi aprovada em segunda votação a PL 345/2016, que modifica a Lei 7.263/2000, a lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e inclui na divisão dos recursos as estradas planejadas. Esta proposta foi feita pelas lideranças do Poder Legislativo a fim de garantir que os municípios recebessem recursos para a manutenção das estradas que contam como planejadas, mas que já estão em uso.

Após a aprovação deste PL, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística deverá rever o mapa das estradas existentes e incluir as estradas planejadas que já saíram no papel. Vale destacar que não haverá mudança com relação ao montante de recursos, somente uma nova divisão.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760