Considerada a sexta maior cidade do Estado, a região da grande Cristo Rei, como é popularmente conhecida, possui atualmente uma grande variedade de lojas, supermercados, farmácias, salões de beleza, lanchonetes… tudo em grande quantidade. É possível afirmar que o bairro possui o seu próprio centro comercial.
A grande Cristo Rei é formada por cerca de 70 bairros, até mesmo por isso se faz necessário uma diversidade de áreas de lazer na região. Atualmente, os moradores dali já podem usufruir da famosa Via 31 Esportiva, entregue em setembro do ano passado, que conta com quadra, pistas de skate, aparelhos de ginástica. Tudo pensado para entreter as mais de 100 mil pessoas que por ali habitam.
No entanto esta não será a única opção de lazer de qualidade naquela região. Segundo o secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Breno Gomes, ainda neste ano serão entregues 10 novos Espaços Fit por toda a cidade, entre esses, está prevista a conclusão das obras de revitalização das praças localizadas na Cohab Cristo Rei e Áurea Braz, também naquela região.
De acordo com ele, já que o objetivo é entregar uma cidade cheia de cores, não seria possível deixar de lado o maior bairro da Cidade Industrial, fundada em 1938 por Abelardo Ribeiro de Azevedo.
À época, foi Abelardo quem cedeu ao município uma área de terra, distribuída ao povo para a formação de uma Colônia de Trabalhadores. Esta foi formada pelo Córrego de Areia, Lagoa dos Patos e Capão de Negro, no mesmo período outras famílias mudaram para a região. Sua origem deve à criação do quilombo Capão de Negro no século XIX.
Em 26 de abril de 1948, o Capão de Negro teve a sua área reduzida e doada ao Arcebispo de Cuiabá, no local foi erguido o Seminário Cristo Rei, obra realizada pelos salesianos. Nessa área de 200 hectares havia uma escola e inaugurada em 1962.
Em 1949 com a criação do município de Várzea Grande, foram doados ao Ministério da Aeronáutica, 700 hectares, destinados a construção do campo de aviação, que deu a origem ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Com a desapropriação, acabou prejudicando a localidade com o nome dado de Colônia União, com a promulgação da lei municipal de 10 de agosto de 1953.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).