O ex-comandante da Polícia Militar, o coronel Zaqueu Barbosa foi transferido da reserva remunerada para a reforma, com proventos integrais. O ato assinado pelo governador do Estado, Mauro Mendes (União) consta no Diário Oficial do Estado que circula nesta sexta-feira (06.12).
Em março de 2023, a esposa do coronel, Cintia Selhorst, revelou que o ex-comandante venceu um câncer e realizava sessões de fisioterapia. A reforma ocorre quando o militar não tem mais condições físicas ou mentais de atuar, enquanto na reserva, o afastamento é temporário e, em situações extremas, o militar pode ser convocado de volta à ativa.
Cintia Selhorst afirmou que o ex-comandante teria sofrido uma lesão na medula devido a acidente na BR-364, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, em janeiro daquele ano. Ele estava em uma bicicleta quando bateu na carreta estacionada no acostamento.
Zaqueu foi réu na operação "Grampolândia Pantaneira", que apura possíveis escutas telefônicas ilegais concedidas por magistrados entre janeiro de 2014 e junho de 2017, durante a gestão do ex-governador Pedro Taques.
Cerca de 80 números de telefone foram grampeados pelo núcleo de inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso em um esquema ilegal de espionagem. Zaqueu foi absolvido em segunda instância.
Leia também: Ex-comandante da PM se envolve em acidente e estado de saúde é delicado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).