Dois projetos desenvolvidos em Cuiabá receberam reconhecimento durante a 4ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis 2023: acelerando a implementação da Agenda 2030. Realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), o evento ocorreu na última sexta-feira (16.06) no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo.
Mais de 90 boas práticas foram inscritas, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e avaliadas por especialistas em quatro categorias: Ambiental, Social, Econômico e Governança. As iniciativas cuiabanas Solidariedade em Ação (categoria Econômico) e Cuiabá Te Queremos Verde (categoria Ambiental) foram premiadas com o terceiro lugar em suas respectivas categorias.
O projeto Espaço Mulher - Outubro Rosa, que beneficiou mais de 22 mil pessoas com 16.049 exames laboratoriais, também concorreu na categoria Social, mas não foi premiado.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) expressou sua satisfação com o reconhecimento dos projetos que beneficiam a população local e destacou que essas ações inovadoras e pioneiras têm beneficiado milhares de pessoas na capital.
Uma das iniciativas de destaque foi o Programa Solidariedade em Ação, que oferece um salário mínimo às crianças órfãs do feminicídio. Esse programa tem se tornado referência em todo o país e está sendo adotado por diversas cidades em diferentes estados, além de estar em discussão em Brasília para se tornar uma Lei Federal.
Apesar do reconhecimento e do impacto positivo que o programa tem proporcionado, a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto, enfatizou que seria melhor se ele não fosse necessário, ressaltando a importância de evitar mortes por feminicídio e de garantir o amparo emocional e psicológico das crianças.
O Prêmio Cidades Sustentáveis é considerado uma das premiações mais importantes e desejadas pelas cidades, pois reconhece as "Boas Práticas" do Programa Cidades Sustentáveis. Os municípios premiados servirão de exemplo e inspiração para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e no mundo.
Cuiabá é uma cidade signatária do Pacto Global da ONU.
Leia também - Obras do BRT: Rua em VG será prolongada para facilitar desvio
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).